O POBRE E SUA BOLA DE OURO

Imaginando poder ser recebido por um ricaço que tinha a fama de não atender a nenhum pobre em sua casa, salvo por interesse próprio, um homem de origem simples e humilde, resolveu armar uma cilada e fazer uma aposta com seu amigo.

_ Quanto quer apostar como eu entro naquela casa e ali almoçarei com seu dono, o famoso ricaço que tem aversão a pobre?

_Du-vi-dê-dó e aposto tudo que tenho.

_ Pois fique olhando de longe e veja quanto tempo vou demorar lá.

Partiu então aquele astucioso pobre em direção a casa e bateu palmas, com aquele tradicional ô-de-casa...

Veio atender-lhe exatamente o ricaço com seu tom de repulsa, enquanto o pobre homem foi logo dizendo: “Quanto o senhor dá por uma bola de ouro deste tamanho?”... e com suas mãos fez um gesto como se a bola de ouro fosse do tamanho de uma de futebol.

Ao ouvir falar em BOLA DE OURO, o ricaço foi logo pensando em trapacear o pobre.

_Entre, vamos conversar com calma, para uma melhor negociação.

E chamou logo sua mulher e pediu-lhe para servir um almoço farto para aquele pobre, achando que bem saciado de sua fome seria fácil ludibriá-lo, oferecendo um preço irrisório por aquela tão almejada BOLA DE OURO.

_Então, vamos agora ao negócio?

E o pobre, satisfeito com o atendimento e com o almoço, além da aposta ganha do amigo, responde:

_Eu ainda não tenho a bola de ouro. Só vim perguntar quanto o senhor dá, para quando eu achar uma vim vender ao senhor.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 01/08/2012
Reeditado em 01/08/2012
Código do texto: T3808360
Classificação de conteúdo: seguro