Chico Lobo e o Bode do Vizinho.

Como de costume, todos os dias, Chico Lobo chegava em sua querida casa e dizia para sua esposa Maria que acabava de chegar do serviço do Padrinho Neguinho. Era festa. Chegava cantando e até dançando. Chamava de pela galinha Carijosinha e esta vinha toda feliz. Ele dizia c oco ricó e ela respondia na mesma altura. Sentava em uma pedra e a galinha Carijozinha pulava em seu colo. Era festa.

Chico Lobo assim fazia, porque não tinha filhos. Segundo ele me contou, suas duas e únicas filhas faleceram quando eram ainda bebês. Ele enchia os olhos de lágrimas, mas ao mesmo tempo dizia que era feliz, porque tinha a sua esposa, sua casinha e seus animais: galinhas, cachorro, porco, peru, galinha angola, etc. Lembro-lhe, caro leitor, que Chico Lobo morava em uma casinha bem pequena, em uma propriedade rural, cercada de bambuzal e muitas árvores.

Depois de abraçar e brincar com sua galinha favorita, ele saiu e foi ver o que estava acontecendo perto da plantação de verduras. Ele era muito cuidadoso e sempre tinha fresquinha as verduras.

Quando chegou, seu susto foi maior.

Dizia e gritava bem forte:

- Mariaaaaaaaaaa., que “merda” está acontecendo aqui na “horta de couve”(denominação dada ao cultivo de hortaliças e legumes na região rural de minha cidade). O bode do filho da......, do “Antonho..............tá comendo minhas couves e minhas alfaces tudo. Ocê não viu isso. Traga-me um pedaço de pau, que hoje eu acerto este filho de um égua e vou fazer picadinho dele...”

Não deu outra. Chico Lobo saiu gritando com o bode e ele levantou a cabeça e vendo que o Chico não tinha nenhuma proteção, ou seja, algum pedaço de pau na mão, partiu para o lado dele. O Chico corria feito um louco e gritando para o bode ir embora e o bode corria atrás do Chico berrando.

Chico Lobo foi mais esperto e subiu em um árvore. O bode ficou debaixo da árvore e berrava feito doido e o Chico gritando para o bode ir embora.

Maria, ao ver o bode debaixo da árvore e o Chico subido nela, foi-se aproximando, mas o bode deu alguns passos em sua direção e esta jogou o pedaço de pau no chão e saiu correndo para dentro de casa.

Foram várias horas nesta epopeia. O bode berrando e o Chico gritando.

Quando anoiteceu, mais ou menos, umas oito horas da noite, o bode resolveu ir embora, enquanto o Chico desceu, já cansado e o traseiro doendo de ficar sentado no galho da árvore, desceu o nosso amigo, indo direto para o banho e neste dia nem jantou.

Assim que amanheceu o dia, Chico Lobo pegou o machado, a foice e alguns pregos e foi refazer a cerca em que o bode do Antonio .... passou.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 31/08/2013
Código do texto: T4461095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.