COMADRE ONÇA E O JABUTI

______________________________________________

Recontando Contos Populares

Comadre Onça, certo dia, ao andar pela mata encontrou o Jabuti que, todo sonolento, andava vagarosamente em direção a uma montanha e se pôs a perguntar com voz de deboche:

— Aonde vai assim tão apressado Sr. Jabuti? Algum compromisso importante?

— Vou para o alto da montanha, pois vem vindo aí um temporal... Uma chuva torrencial que vai alagar toda a mata... Avise aos outros bichos, e avise logo viu?

E comadre, as gargalhadas, continuou a vagar pela floresta e todo o bicho que via, dizia zombeteira:

— Corram, se apressem, pois o Sr. Jabuti falou que vem por aí uma chuva torrencial e ele já se "apressou" em seu "passo de tartaruga", para chegar ao alto montanha antes que a tempestade chegue Vê se pode, com um céu limpo como esse dos últimos dias... Uma tempestade, uma chuva torrencial.

Depois, ia comadre Onça encontrar outro bicho e recomeçar a zombaria. Por sua vez, cada bicho que a ouvia, dava um sorriso amarelo em resposta as gargalhadas da comadre. Onça e se apressava em sair. Passou aquela tarde, passou toda a noite e nada de tempestade, ou chuva torrencial. Na manhã seguinte comadre Onça deixou sua toca, para sua costumeira caminhada matinal. Andou, andou pela mata e logo percebeu que alguma coisa estava errada. Comadre Onça achou muito estranho, pois não viu bicho nenhum... A mata estava parecendo uma "mata fantasma", vazia, vazia. Comadre Onça não conseguia pensar em um motivo para tamanha estranhice... E foi aí que começou aquela ventania e a correria das nuvens negras no céu e, enfurecidas, que despontavam no horizonte. Rapidinho, rapidinho, o céu enegreceu e raios fatiavam aquele manto escuro, enquanto o trovão ralhava alto com toda aquela confusão. Comadre Onça correu para sua toca, pensando que lá estaria protegida, mas quando a chuva começou a cair, mostrou que era mesmo uma chuva torrencial, uma tremenda tempestade que logo alagou a mata e inundou a toca.

Comadre Onça, desesperada, se pôs a nadar contra o "rio" que cobria a mata para chegar a montanha e quando conseguiu enfim subir até lá, encontrou toda a bicharada abrigada em uma grande toca nas pedras da montanha. Foi cordialmente recebida pelo Sr. Jabuti, enquanto os outros bicho caiam na gargalhada em ver a Comadre toda encharcada.®Sérgio.

________________________________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, quaisquer críticas ou comentários. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 22/10/2013
Reeditado em 22/10/2013
Código do texto: T4536056
Classificação de conteúdo: seguro