Coisas de antigamente, que ainda acontecem hoje!

Minha mãe nascida em 1932 segundo constava em seus documentos (naquela época os registros nem sempre eram muito confiáveis, segundo ela mesma dizia), relatava-nos coisas acontecidas devido a ignorância das pessoas.*Em um desses relatos que certamente ouvi algumas vezes, ela contava sobre o surgimento do primeiro avião naquelas redondezas.

As pessoas eram muito desprovidas de conhecimento e qualquer fenômeno estranho que viam no céu já imaginavam ser final dos tempos.

Imagino a situação ao ouvirem um barulho louco, nunca ouvido antes!

À medida que o barulho aumentava, o desespero crescia e as reações foram surgindo... Um gritou: Cumpadi, pelamordeDeuso! Me perdoe, eu roubei suas galinha! A outra dizia: Meu marido, me perdoe que eu te traí com cumpadi zé! E a coisa ia aumentando e eles olhavam aquele trambolho rasgando os ares, todos perplexos aterrorizados só para descobrirem minutos depois que o "fim do mundo" ainda não tinha chegado! Esses dias, eu estava na casa de amigos, e numa dessas conversas engraçadas, me contaram sobre uma senhora que frequentava uma igreja dessas que prega sobre arrebatamento em vida. (segundo a crença, Jesus desceria dos céus com seus anjos e levaria os 'escolhidos' instantaneamente. Detalhe: essa pessoa fumava às escondidas, mas lá na sua igreja gozava de boa reputação como irmã exemplar! Então ela resolveu tirar um cochilo da tarde, se recolheu ao seu quarto e dormiu algumas horas.Foi despertada por uma buzina exageradamente alta.

Acordou assustada, coração disparado e logo pensou: Jesus voltou! Aconteceu o "arrebatamento" e eu sobrei aqui! Levantou-se apavorada, gritou pelos filhos e pelo marido e não houve resposta. Saiu à porta e a rua ainda lhe parecia demasiadamente vazia. O susto foi tão grande que

segundo meus amigos contaram, ela parou de fumar ali, naquele dia!

Detalhe: a buzina era simplesmente de uma carreta. rsrsrs

Pelo menos isso serviu de tratamento de choque antitabagismo para ela.

rsrsrsr

* o primeiro conto, obviamente não foi da época da minha mãe, provavelmente teria acontecido no tempo de seus avós/bisavós,talvez.