POLÍTICO À MODA.

Política é sempre política. Candidatos são sempre candidatos. Porém, o diferencia, são seus próprios atos.

Conheci um grande político, em uma linda cidade deste interior de Minas Gerais. Terra saudável, cheia de verde, de serras, de água, de música. Que felicidade...

Manoel, seu nome. Sempre alegre, sorridente. Para ele, todos eram seus amigos. Não existia nenhum inimigo. Até seus adversários políticos eram seus grandes amigos.

Usando esta filosofia de vida, Manoel pôde eleger-se prefeito por muitas vezes.

Um belo dia, encontrou um médico de renome que lhe informou sobre a família. O médico, muito triste, disse-lhe que perdera o pai. Por isso, seu motivo de tristeza. Porém, Manoel, rapidamente disse-lhe que o pai do médico tinha morrido para o médico, mas para Manoel, ele estava presente em seu coração.

Outro dia, fez uma palestra em um lugar chamado “Onça”. Em seu discurso mencionou “ Meus amigos da Onça”...

Festa na cidade vizinha e quando Manoel subiu ao palanque fez um discurso que estava pleiteando verbas para construir uma ponte na divisa dos dois municípios. Quando um de seus assessores lhe disse que não tinha rio. Então, Manoel, como um grande político, disse que construiria um rio também.

Na apresentação das festividades natalinas, Manoel deu um grande presente a seu cavalo de estimação, nomeando-o para secretário do Meio Ambiente.

Enfim, estas e mais outras que Manoel fez quando estava ocupando o cargo de prefeito.

Houve uma grande promoção de calçados de uma loja na cidade. O preço estava ótimo, com descontos de até oitenta por cento. Então, João, opositor, fez suas compras na loja. Quando estava indo embora, encontrou com Pedro e lhe disse:

- Aproveita que está acabando. Esta frase referia-se à promoção de calçados. Porém, Manoel, que passava próximo, pensou que Pedro o insultava, porque já estava acabando um dos mandatos de Manuel. Fez boletim de ocorrência e deu até processo.

Porém, já bastante idoso, Manoel morreu de infarto. Muitos compareceram ao seu velório. Foi feriado na cidade.

Fui ao velório e lembrei-me destes acontecimentos. Existem mais, porém o tempo é pouco e a mente dos eleitores é curta.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 14/12/2014
Reeditado em 14/12/2014
Código do texto: T5069630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.