"Os Psiquiatras Enlouqueceram?Rsss..."-Conto Curto.

Jana, uma bela mulher escrevia sobre amores e paixões. Jana gostava de acompanhar as tramas amorosas e maquiavélicas que se faziam em torno dos enamoramentos dos homens, e vivia a observar o comportamento dos conhecidos em sua cidadezinha. Entre diversas pessoas de seu círculo de amizades, havia um psiquiatra de muito sucesso profissional, chamado Jorge, com quem conversa hoje:

-Jana, sabes qual é a nossa mais nova descoberta e que está rolando na Associação Brasileira de Psiquiatria? Pois é a de que se apaixonar traduz uma labilidade afetiva e problemas na percepção do ego. É um Transtorno mental.

-Mas como Francisco? Então estar apaixonado, e se apaixonar vai ser considerado doença mental também? Que horror!!!! Vocês se deram conta das implicações para a vida do homem deste absurdo???

E Jana saiu, espantada, lívida e boquiaberta da conversa e, sem perder tempo, reuniu o grupo de conhecidos para discutir .Esclareceu a eles o assunto dizendo saber que algumas paixões são, realmente, doentias, ela sabia, como as obsessivas, as perversas, etc, mas sempre? Mas todas? Como as pessoas iriam namorar doravante? E casar? Todos iam perder o gosto pelo namoro, então? As paixões dão sabor à vida dos homens, tiram do tédio e do enfado, todos sabem, e agora? O que vai ser de nós, de uma mulher simples como eu? Como resolver este absurdo? E se for espalhado? Vamos falar com o Papa? Quem sabe ele resolve? Não,mas nem o Papa convence! Sequer deu autorização aos padres de se apaixonarem e casarem! E agora?

Jana desfilou ,boquiaberta, todos os seus argumentos para os amigos que, por sua vez, em uníssono, disseram a ela que não iriam seguir esta lei ridícula, eram pessoas, homens e mulheres e iam seguir se apaixonando, gostando, namorando, escrevendo poemas de amor, procriando no amor e na paixão e, não contentes com isto ensinaram algo à agora pobre e desesperada Jana para dizer ao Francisco.

Oi dois se encontraram, dias depois e ela já estava calma e serena como sempre e lhe disse:

-Sabe, Chico, eu fiquei perturbada com a ideia que tentaste me vender sobre as paixões virem a ser consideradas como transtornos psiquiátricos .Principalmente, porque isto me impediu de te falar em algo que nos diz respeito.

-O que Jana?

-Bem, Francisco, eu ia te dizer que eu era apaixonada por ti! Ia, sabe Francisco? Eu era, mas agora vejo que eu estava LOUCA, mesmo! Era minha labilidade afetiva e dificuldade na percepção que me faziam te ver como um homem encantador, cheio de tesão, apaixonante, fascinante mesmo! Era loucura, não Francisco? Olha, me esquece, disse Jana, rubra de brabeza e já meio divertida ao ver a cara de LOUCO de um homem desesperado, inseguro e tolo.

E a mais nova descoberta da Associação Brasileira de Psiquiatria ,parece que terminou em pizza, seguindo os rumos da política brasileira, rsss...

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 21/02/2015
Reeditado em 21/02/2015
Código do texto: T5144960
Classificação de conteúdo: seguro