Transformação do Caipira

O coração de Raian batia acelerado, já estava a bastante tempo naquela sala e tudo que tinha eram outros candidatos ao lado e a recepcionista a frente. A sala de espera tinha um tamanho considerável, podia-se dizer que cabiam umas 50 pessoas, trafegando, umas 30.

O objetivo daquela pendenga era ser contratado como auxiliar de contabilidade da empresa de suco de frutas da cidade, onde nasceu, cresceu e formou-se. Tinha muita estima pela família, mas o governo de esquerda iniciava suas atividades, e as transformações sociais ainda não tinham um grande alcance, a maioria dos membros de sua família felizmente possuíam o nível médio, porém, ainda faltavam incentivos para que ingressassem no nível superior. Raian era o único com nível superior, devido a um projeto do governo, o bolsa universitária para todos, formou-se em contabilidade.

Entrou um homem muito bem vestido na sala de espera, cumprimentou todos, pegou uma pasta com a recepcionista e seguiu para sala da diretoria.

Todos os candidatos olhavam uns para os outros, tentando comentarem sobre o homem, mas ficaram apenas a observar. Raian, logo olhou seu material, verificando se estava tudo correto. Uma pasta com curriculum, histórico social e algumas fotos, como estava no anuncio.

Após o homem bate a porta, um minuto depois a recepcionista recebeu um telefonema. Era para chamar o primeiro candidato, Raian era o segundo, mas demonstrava segurança. Sempre fora um jovem bem articulado com as palavras e sua pasta encontrava-se impecável.

A recepcionista chamou o primeiro candidato que levantou-se, seguindo para sala da diretoria. Passaram-se alguns minutos, e com cara de poucos amigos, saiu da sala, indo embora.

Raian como era o próximo, esperou chamarem seu nome, levantou-se e foi para a entrevista. Parou em frente a porta, segurou firme a pasta e bateu.

- Pode entrar! - Disse o homem.

Raian entrou, lá dentro, viu uma mesa com alguns porta-retratos, nos quais tinha a foto do homem que percebeu ser o diretor pela placa que tinha na mesa com o nome diretor, com pessoas que pareciam da família.

Sentou-se, entregando a pasta, o diretor a pegou, abriu, leu o nome de Raian e começou a fazer algumas perguntas. A primeira deixou Raian sem graça.

- O senhor tem preferência politica ? Esquerda ou Direita ? - O diretor levantou-se.

Engolindo seco, Raian percebeu que a pergunta vinha por causa das informações sobre sua vida pessoal. Havia participado de algumas manifestações.

- Não, apenas no colegial e faculdade participei de algumas manifestações - Respondeu Raian com um semblante de tristezana face.

Esta resposta havia deixado o diretor feliz, porque havia gostado da pasta de Raian. Porém, negar sua preferência politica para assegurar um emprego, que nem era de gerência, era um simples auxiliar de contabilidade, não o deixou bem, contudo, levou a entrevista até o fim.

- Entraremos em contato. - O diretor dizia com cara de satisfação.

No caminho para casa em sua moto, Raian guardou a pasta na mochila e parou em uma lanchonete para fazer um lanche.

Os dias passaram, e ele recebeu a noticia que estava contratado para um cargo de gerência na matriz na capital, por está fora dos planos, teve que organizar a vida em uma semana e parti para o cargo. Chegando na capital o que teve que fazer como primeira tarefa foi uma palestra falando da imagem da empresa no interior.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 05/10/2017
Código do texto: T6133484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.