CARRO DE BOI 50 CM COMPRIMENTO 25 CM ALTURA. FEITO POR TROVADOR DAS ALTEROSAS UM PARA CADA FILHO

 
AULA DE MINEIRÊS 11
 
     O prefeito agradeceu e recomendou-lhe muito sigilo sobre aquele assunto entregando-lhe a carta e pediu que ela não mostrasse a ninguém e nem comentar a respeito do assunto, depois que ela lesse lhe entregasse pessoalmente para ele arquivar como documento da sua gestão no governo de Pirambeba do Norte.
     
     Ela após jurar que manteria silêncio e apenas comentaria com os meninos sobre a vinda do tal inspetor, mas sem falar da carta, se retirou e se enfiou no seu quarto e leu e releu a carta pelo menos vinte vezes até decorá-la palavra por palavra e voltou ao escritório entregando-a na mão de Justino conforme o combinado.
     
     Voltou para casa meditando na forma de como abordar o assunto com seus alunos no outro dia. Dia seguinte, seis horas e meia, ela já tinha aberto à escola e sentada à sua mesa tentava se concentrar num livro de língua pátria, mas ansiosa para a chegada dos alunos.

     Sete horas fez soar o sino e os alunos entraram passando por ela em pé perto da porta, cada um que passava fazia uma reverência e lhe dava bom dia, alguns trazendo frutas, as mais abundantes eram goiabas e mexericas e algumas laranjas que ela agradecia e pedia para colocarem sobre a mesa.

     Após a chamada e a constatação de que todos os alunos estavam presentes, ela pediu silêncio e atenção de todos dizendo. Crassi... Tá vinu aí um inspetôri da iscola da cidadi de Barãu, e eli vem cá mordi fazê sabatina nocêis. Ocêis num pricisa di priucupá muitu, cus mais preparadu, na hora queli priguntá eis levanta e arrespondi, viu Zé Broinha, ocê a Teresa a Margot e o Jampruca, num ispera não, condi eli priguntá um docêis si alevanta e arrespondi, ieu vô armá um pranu condi ieu cunversá queli, achu qui vai da certu.

     Ieu queru pidí pru Chicu Capoti, o Tarcilu, o Jeromi a Nicota, a Serma e o Jãozim mordi nesti dia ocêis num vim na iscola ta bãum? É coceis ainda tãu muitu trasadu dus otru i é meió ocêis num ta qui e corrê riscu di arrespondê uma prigunta erradu. Oia vamu repassá as liçãu tudu, pa num corrê pirigu.

     Vamu vê: Giografia, ô Broinha qualé a capitár do Brasil? É Brasia fessôra! Oia Broinha num discuida, a genti tem di falá Brasilia, ah sim sinhora vô isquecê mais nãu, E quar a capitár di Mina Gerais, é Bel Rizonte, oia num isqueci é Belu Rizonti. A Ingraterra fica im quar cuntinenti? Nas Oropas, ta bãu... Eli num vai repará, i carqué coisa ieu falu que é o modi di nóis da roça cunversá.
Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 26/11/2017
Reeditado em 26/11/2017
Código do texto: T6182405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.