Imagem Trovador das Alterosas feita nos Corel


AULA DE MINEIRÊS 14

Recapitulando


 
     Oia sô inspetô, aqui im Mina Gerais a maioria fica é ca religião catórica mermu, crente tumem tem, mais catórico é muitu mais. O inspetor Genivaldo já ia xingar um “puta que o pariu”, mas se conteve, coçou a cabeça e relevou dizendo ao Broinha pode se sentar.
                                  ++++++++++++++
     Ele sorriu até as orelhas pensando essa eu ganhei di premera! Maria ficou meio cética, pensou achei qui tinha erradu, intindi ca pregunta era rigião. Bãu, si num é o Broinha... Si fossi ieu tinha erradu! Muito bem, vamos ver: como se chama o satélite do planeta terra? Margot olhando a cara de assustado até da prefessôra falou essa mandô nóis pa lua, “ela falou alto pensando que estava só pensando e pimba”! O inspetor que já estava quase apostando em mais um resposta errada, ouviu e aí ele é que ficou espantado, disse entusiasmado, ótimo quem respondeu? Margot meio encabulada levantou a mão e ouviu do inquiridor um elogio, muito bem senhorita, é isto mesmo o satélite do nosso planeta terra é a Lua parabéns. Ai quem quase xingou outro puta que a pariu, foi a professora, onde é qui essa minina aprendeu essi trem sô, uai... Ieu num dei essa aula. Bem, falou o inquiridor, esta resposta até já me faz pensar que em geografia a classe esta bem, vamos ver aritmética? Pergunto: a metade de vinte, mais dois, quanto é? Zé Broinha sabia essa de cor e salteado, por isto mesmo pensando em fazer bonito esperou que alguém se habilitasse, neste instante, levantou um garoto que ainda estava lendo o primeiro livro chamado Moacir mas era chamado pelos amigos de macizinho e respondeu calmamente são dozi seu inspetô, ouviu um, muito bem, pode sentar-se.

     Na hora que o Macizinho se levantou quase que Maria Candó mandou ele se sentar de novo e pensou... Prontu cagou pra fora du pinicu vai errá, mas quando ouviu a resposta do garoto as lágrimas vieram aos seus olhos e ela pensou, não que o garoto era esperto, mas que ela era “meiór prefessora du qui pensava”. Sorte que o garoto era quem media o leite da fazendinha do pai e sabia fazer estas contas.
     
     O inspetor fez outra pergunta desta vez de fração sem avisar, Eu tenho uma maçã e divido ela em oito pedaços, como um oitavo desta maçã, quantos oitavos me sobram? Pronto agora ferrou, nem a professora sabia. Só que Zé Broinha desta vez apressado e certo de que sabia a resposta, se levantou e aí esqueceu como era a pergunta, olhou meio envergonhado para o inspetor e disse: pode ripiti a prigunta pra mim? Genivaldo entendeu o palavrório do roceirinho, e repetiu a pergunta, Broinha ouviu e ficou pensativo, olhou para a professora que quando ele se levantou pensou, nossa o Broinha vai sarvá a lavora!

     Quando ele olhou para ela implorando por socorro ela pensou desiludida, “ara mais seli num sabi pruque alevanto”? Broinha quase chorando falou, oia inspetô ieu pensei qui sabia mordi qui nóis já feiz essa liçãu cum laranja, mais cum maçã ieu num sei num sinhô. Aí o inspetor falou e alto, puta que o pariu, se arrependeu e pediu desculpas, mandou o garoto se sentar e pelo desabafo fora do contexto ele não falou mais nada e passou para outra lição.

     Os garotos quando viram esta reação e até a professora, ficaram com medo da braveza do inspetor, aguardaram as outras perguntas nervosos e um olhando para o outro e pensando no que às vezes a professora para lhes fazer medo contava: que, no colégio da cidade onde ela estudara quando os professores ficavam bravos com os alunos batiam com palmatória até as mãos dos alunos ficarem sangrando. Mentira deslavada o pouco que sabia, aprendeu com a avó que sabia ler e escrever e era bem inteligente.

     Bem vamos ver se sabem história geral. Quem descobriu o Brasil? Teresa se levantou confiante e respondeu Foi o Pedro Alvres Cabrali. Genivaldo apesar da pronúncia errada agradeceu à garota e deu-lhe os parabéns, mandando-a se sentar, Aí disse vou fazer apenas mais uma pergunta e espero que alguém me saiba responder. Depois que eu fizer a pergunta vou dar um tempo para pensarem e aí sim eu vou dizer que pode responder, quem souber.
 
Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 26/11/2017
Reeditado em 27/11/2017
Código do texto: T6182926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.