I
magem Trovador das Alterosas feita no Corel


AULA DE MINEIRÊS 14

Recapitulando

++++++++++++++
 
     Aí disse vou fazer apenas mais uma pergunta e espero que alguém me saiba responder. Depois que eu fizer a pergunta vou dar um tempo para pensarem e aí sim eu vou dizer que pode responder, quem souber.

     Muito bem... Aguardou que todos estivessem prestando atenção e fez a pergunta: Quem foi que colocou fogo na cidade Romana? Repetindo, quem foi que colocou fogo em Roma? Pensem bem vou lhes dar três minutos, tirou seu roscoff patente do bolso, fingiu que olhou a hora e o guardou novamente, “fita” a porcaria do relógio estava quebrado há mais de dois anos e ele não tinha dinheiro para o consertar.

     A professora abriu a boca e ficou com ela aberta os garotos olhavam um pro outro e perguntava onde qui fica essi trem dessa cidadi? Dois irmãos, Valdemar e Adilsom “o primeiro chamado pelo povo de Wardemá o segundo chamado de Adirsu”. Eles eram os garotos mais traquinas da escola, só viviam aprontando já tinham amarrado cinquenta bombas de São João no rabo de um gato, tocaram fogo e o bicho saiu disparado e entrou no canavial maduro, no ponto de corte e incendiou a roça de cana e o pai teve que pagar o prejuiso deu um bode danado, viviam arranjando encrenca perseguindo as meninas quando saiam da escola, volta e meia o pai dava uma boa coça em cada um e ele ficavam uns tempos quietos depois começavam a aprontar de novo.

     Os dois começaram a cochichar... O Adilson falou : Wardemá, foi ocê qui pronto essi trem? Ieu não sô, nem sei ondi fica essa tar di cidadi, aqui, oia lá em Wardemá, tevi um dia dessis cocê garro a égua do pai i sumiu u dia interu, si foi ocê, é meió contá logu mordi qui ieu num vô pagá pru coisa qui ieu num fiz di jeitu ninhum. Waldemar retrucou, dexa di sê besta Adirsu, ieu já falei procê qui eu fui cumê a égua du pai i ela disparo cumigu e nóis caiu na ribancera i custei pra mordi saí di la sô. Cê acha qui ieu ia botá fogu ni cidadi dus otru? Sei lá, ocê veve fazenu trapaiada e sempri mim meti nu mei. Podi ficá sussegadu, fui ieu nãu. Bãu sô cê feiz ô nãu o meió é fica quitim e num falá nada sinãu é capaiz di nóis apanhá ca tar di parmatóra e adespois o pai inda mata nóis di pancada. Waldemar armou uma tromba e ficou quieto no seu canto, mas Broinha que estava de olho nos dois irmãos e os vira cochichando, comentou com a Margot, aí tem o dedu daquelis dois, apostu quelis qui prontaru essi trem, Margot respondeu tumem to achanu qui é elis.
     
     Passaram um pouco mais de três minutos e o inspetor levantou a mão para chamar a atenção e logo a seguir falou, muito bem, podem responder: quem colocou fogo em Roma? O broinha se levantou e novamente achou que era dele a responsabilidade de tomar a frente da coisa. Oia aqui sô inspetô, queru falá pru sinhô qui ieu num sô di falá coisa qui ieu num possu prová, purissu achu qui quem feiz a trapaiada devi si alevantá e cunfessá o mar feitu, num vô apontá ninguém imbora aqui todu mundu magina quem qui é. Ieu vô falá pru sinhô, ieu num fui qui fiz essi trem! E indignado, como o mais probo dos meninos sentou-se. A professora se levantou e num arroubo de coragem e desprendimento defendeu o seu aluno mais querido! Oia seu inspetô, essi minino aí ieu cunheçu desdi di condi eli era pititim i cunheçu o pai a mãi i a famia deli tudu. Botu minha mãu nu fogu queli num feiz nada dissu, num possu falá pru tudu elis mais a maioria aqui é di mininu bãu e num ia fazê um trem dessis. Falou e também si sentou dignamente tendo a certeza de que cumpriu com o seu dever. A meninada falava incentivada pela coragem de Broinha e da professora, ieu num fui, ieu tumem num fui e ai di quem falá qui ieu fiz um trem dessis, Margot falou alto e até meio brava: ieu seis tudu mim cunheci, i sabi qui ieu num gostu di trem erradu. Si arguém mim botá nu mei dessi trem vai tê di si vê é cum meu pai coceis sabi muitu bem qui num carrega disaforu pra casa, acabou di falá e como a desafiar o mundo, fuzilou com um olhar de raiva a todos os colegas.
Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 26/11/2017
Reeditado em 26/11/2017
Código do texto: T6182938
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.