Discurso pra besta e pra sabido

O Coronel José Lúcio Ribeiro (1886-1969) nasceu no município de Santo Antônio (RN). Foi agricultor, e depois fazendeiro e político, na região do agreste do Estado.

Conforme nos conta José Fernandes Bezerra, em seu livro “Retalhos do meu sertão”, o coronel era um homem de pouquíssimas letras, mas um político de grande prestígio, respeitado e muito querido pelo seu eleitorado, tendo sido eleito prefeito de sua cidade e de outras regiões, chegando mesmo a ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Filiado ao PSD (Partido Social Democrático), comandava os memoráveis comícios que eram realizados na sua região em companhia de velhas e experientes raposas políticas, pois não tinha nenhum acanhamento em discursar ao lado de oradores fluentes como o senador Georgino Avelino, o Dr. José Augusto Varela e o deputado Theodorico Bezerra.

Contam que certa vez, pouco antes de um comício que seria realizado em uma cidade de sua área de influência, o Coronel Lúcio, como era conhecido, chamou o deputado Theodorico a um lugar reservado e disse:

- Óia! Theodorico, vocês vão falar pros “sabidos”, e pode deixar os bestas por minha conta.

Ora, o Coronel Zé Lúcio tinha uma linguagem peculiar, que os seus eleitores, constituídos de homens simples do campo, entendiam com facilidade, diferentemente do linguajar rebuscado dos políticos da capital.

DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 04/12/2017
Código do texto: T6189790
Classificação de conteúdo: seguro