No tempo da vitrola

Belmonte era um plantador de arroz, ele tinha duas mulher, e morava com as duas, mas em casa separadas, uma era a Antoninha e a outra Candinha e uma casa da outra era uns 400 metros só que de uma casa não avistava a outra, porque ficava atrás da lomba. Este Belmonte tinha uma vitrola isso nos anos 60, e a vitrola era tocada a corda assim como nos relogios antigos. Tinha o operador que dava corda , um que trocasse os discos de vinil, e também tinha que afiar as agulhas. De vez em quando ele fazia um baile e convidava a vizinhança e metiam muito baile, la era tudo de graça , pois ele era um plantador muito forte. Com o passar do tempo foi se desgastando o convívio com o dono das terras, o dono das terras descontente pediu as terras, mandando desocupar o espaço que ele tinha arrendado, Belmonte descontente com a atitudes do fazendeiro ,entrou na justiça pedindo as terras de volta, pois o fazendeiro não deu nem um aviso, pois na época não faziam contrato era só na palavra entao, o Belmonte alegou na justiça que foi lesado, além disso não tinha onde colocar a boiada pois tinha muitos bois e muitas ferramentas, além disso todos os filhos parados, pois eram duas famílias, eram 16 filhos, um pouco deste filhos foi trabalhar com nós nas granjas de arroz, e ele questionando com o fazendeiro foi vendendo os bois para pagar advogados e sobreviver, as filhas foram para a cidade trabalhar e uma das mulheres morreu a Antoninha e ele ficou com a Candinha e uma filha menor, terminando tudo que tinha , ficou numa miséria passava até fome, não foi resolvido a questão dele na justiça, ele falava sempre mal do fazendeiro,quando não tinha mais nada para vender ele começou vender parte da casa,por incrível que pareça ficou só com uma peça da casa que era quarto e cozinha. Ele odiava fazendeiro, já com bastante idade meio adoentado andava meio acabrunhado, pois os filhos abandonaram, seguiram seus rumos que também não era bom, um dia um amigo dele que se chamava Pedro botinha, foi fazer uma visita a ele e ele começou a contar da situação e falar do fazendeiro, de repente deu um grito e caiu da cadeira, o Pedro botinha levou um susto, socorreu ele e tentou dar uma água com açúcar mas não adiantou e ele terminou morrendo ali mesmo.

Pedro Adiles
Enviado por Pedro Adiles em 20/06/2018
Código do texto: T6369134
Classificação de conteúdo: seguro