O Corretor Líquido

Louise Jones, uma garota morena de 25 anos de idade, estava terminando de datilografar um relatório, rascunhado pelo comandante da base aérea Clinton-Sherman, em Oklahoma, quando percebeu que havia invertido uma letra na linha anterior. Ficou olhando com amargura para o papel e para o teclado da castigada IBM Model B, pensando se deveria arrancar a folha do rolo e recomeçar a página, ou se poderia arriscar-se em usar uma borracha para apagar o erro, com muito cuidado, e prosseguir como se nada tivesse acontecido. Estava tão absorta no seu dilema que mal percebeu quando um mecânico, de macacão sujo de graxa, bateu na porta aberta do escritório.

- Oi... você é nova aqui? - Perguntou o rapaz, expressão simpática, orelhas de abano.

Louise encarou-o com enfado.

- Comecei ontem... sou a nova secretária do comandante.

- Ah... e é bem mais bonita do que a Reggie... - avaliou ele, cruzando os braços sem deixar de sorrir.

Louise cruzou os braços em resposta, e ergueu uma sobrancelha.

- Deseja alguma coisa, senhor... ?

- Pode me chamar de Mike - respondeu o rapaz. - Não vou apertar sua mão porque estava mexendo numa turbina de B-52, e ainda devo estar sujo de graxa... mas, sim, eu precisava falar com o comandante. Mas, posso voltar outra hora, claro.

E, apontando para o relatório preso ao rolo da máquina de escrever:

- Problemas para corrigir erros de datilografia?

Louise descruzou os braços e deu de ombros.

- Quem não os têm?

- Minha mãe também dizia isso... ela foi uma colega sua de profissão.

Louise franziu a testa, inclinando o corpo na direção de Mike.

- Ela... foi? O que houve com ela?

O mecânico ergueu as mãos, sorrindo.

- Não, ela está viva e bem de saúde! Apenas deixou de ser secretária.

Louise levou a mão ao queixo.

- Deixe-me ver... sua mãe se casou novamente?

Mike riu.

- Oh, ela se divorciou do meu pai, é verdade. Mas não, ainda não se casou novamente...

Aproximou-se da mesa da secretária e, mão ao lado da boca, cochichou em tom de segredo:

- Minha mãe inventou o "Liquid Paper".

Louise franziu a testa.

- E o que é... "Liquid Paper"?

Mike apontou para a folha de papel no rolo:

- Um corretor líquido. Você pincela sobre o erro que acabou de cometer, como se fosse esmalte de unhas... espera secar... e datilografa por cima.

Louise encarou o relatório. Depois, virou-se para Mike.

- Ei... isso parece bem legal. Tem uma amostra desse "Liquid Paper" aí?

O sorriso ampliou-se no rosto de Mike.

- Interessada?

- [13-07-2018]