Tótoli perguntou preocupado o que aconteceu que o pai estava sem a dentadura na boca?

Tótoli lendo um livro tranquilo ao final de semana quando ao horário de hábito chega seu pai bebado sem a dentadura na boca.

Tótoli perguntou preocupado o que aconteceu que o pai estava sem a dentadura na boca?

O pai ao sentir falta da dentadura - a única que estava dando pra ele fazer a mastigação e mesmo assim com dificuldades - ficou mais preocupando do que Tótoli mesmo não estando sóbrio e repetindo sucessivamente sem parar de perguntar preocupadíssimo:

"Onde tá minha dentadura"? "Cadê minha dentadura"? "Vai buscar minha dentadura", Ordenava o pai a Tótoli ir atrás da dentadura.

Tótoli ficou sem saber o que fazer e perguntou como o pai havia perdido a dentadura.

O pai respondeu que comeu um pedaço de costelinha e então quebrou o único dente que fixava a dentadura. No entanto, pegou a dentadura irritado e despreocupado com o excesso de álcool em mente acabou descartando a dentadura no mato.

Tótoli botou a mão na cabeça pensando na besteira que o pai havia feito e ficou escutando o pai reclamando e pedindo a dentadura.

O pai de Tótoli inconformado sem a dentadura queria sair bêbado e a noite pra procurar a dentadura.

Depois de duas horas falando na dentadura que havia perdido. E querendo que Tótoli abrisse o portão pra ele sair e Tótoli tentando persuadi-lo pra que ele deixasse pra outro dia, mas ele muito preocupado por ficar sem nenhum dente na boca insistia no assunto da dentadura.

Até que de repente o irmão mais novo de Tótoli abri a porta de sua casa que mora ao mesmo quintal e joga três balde com água gelada no pai, e fala com determinação:

- Entra e resolver isso amanhã.

O irmão apareceu com o quarto balde com água, mas logo o pai correu pra dentro de casa resmungando por ter havido tomado um banho bem gelado.

Tótoli sorriu e falou com o irmão:

- O pai correu igual gato com medo de água.

O banho funcionou como uma sacudida dizendo:

- Amanhã quando você tiver sóbrio, resolve! Tá ouvindo!...

Só depois do banho que o pai sossego. Ele deu uns cheliques. Mas, logo foi dormir.

***

Contudo, depois de três horas levantou do nada lembrou da dentadura. Ameaçou pular o telhado se não abrisse o portão. No entanto, tivemos que abrir o portão pra ele sair. Mas, por fim, não demorou nem 10 minutos na rua e entrou em casa. Jantou e deitou pra dormir até o dia amanhecer.

Amém, agradeceu Tótoli.