SAN GENNARO

São Januário foi bispo da igreja católica apostólica romana na cidade de Benevento/Itália sacrificado no ano 305 por ordem de Diocleciano e é reconhecido como mártir cristão pelos ritos romano e ortodoxo.

Conta a lenda que numa noite fria de um dia 29 qualquer, uma família muito pobre estava se preparando para jantar quando bate à porta um andarilho, faminto e maltrapilho, pedindo algo para comer.

Prontamente a família deixa-o entrar e a “mamma” que havia preparado nhoques com o resto da farinha que tinha em casa, para poder atender ao necessitado, dividiu o alimento em partes iguais, cabendo sete nhoques para cada um.

Comeram de pé em volta da mesa.

Finda a ceia, o andarilho agradeceu, abençoou a casa, disse seu nome e se foi.

Para surpresa geral, depois das despedidas, sob cada um dos pratos que ficaram sobre a mesa havia dinheiro, muito dinheiro, tanto dinheiro que fez com que a família deixasse de ser pobre.

A história espalhou-se e ainda hoje mais de mil e setecentos anos depois da morte do santo é comum, no jantar do dia 29 de cada mês comerem-se sete nhoques, de pé em torno da mesa, com dinheiro entre a mão e o prato para que se multiplique e nunca falte.

Verdade ou não, nhoque em qualquer dia do mês é uma delícia...

GLOSSÁRIO

Mamma = mãe: dona de casa, no idioma italiano.