Parecia uma boa ideia
Geralmente, eu zapeava pela grade de canais nos intervalos comerciais, mas naquela noite de abril, Angela me disse que não fizesse isso.
- Você precisa ver esse novo comercial da Hyundai!
Nós não temos carro, e geralmente usamos o transporte público na nossa cidadezinha do interior da Inglaterra. Portanto, não pude deixar de expressar minha surpresa.
- Um anúncio de carro? Desde quando você tem interesse nesse tipo de coisa? - Indaguei, tentando fazer troça.
- Aguarde e verá - declarou ela cripticamente.
Ficamos sentados juntos no sofá, e finalmente, pude ver o tal anúncio, divulgando o modelo ix35, movido a célula de combustível. Quando terminou, desliguei a TV e olhei para ela, assombrado.
- Cristo - murmurei. - Alguém teve mesmo a ideia de fazer um comercial com essa temática?
- Você viu - respondeu Angela, de cabeça baixa. - O sujeito põe uma mangueira do escapamento para dentro do carro e fica sentado ali dentro, esperando morrer sufocado.
- O que será que esses caras têm na cabeça? Já vi muita coisa absurda em publicidade, mas essa bateu o recorde!
Angela apenas balançou a cabeça, sem dizer nada.
- É claro que eles queriam apenas ressaltar o fato de que o escapamento do ix35 só produz vapor de água, inofensivo, já que é movido por uma célula de combustível... - ponderei. - Mas será que não tiveram a sensibilidade de lembrar das pessoas que realmente morreram desta forma?
- O meu pai, por exemplo - disse Angela.
Abracei-a e ficamos ali por um bom tempo, em silêncio, frente a TV desligada.
Dias depois, frente a uma onda de protestos, a Hyundai decidiu retirar de circulação o seu anúncio excessivamente inovador.
- [24-09-2018]