O IDOSO NO CONFISSIONÁRIO

Atualmente recordo com saudade, minha convivência com diversos personagens que em tempos passados fizeram parte da minha história. Os quais enfrentamos juntos a dura realidade na vida rural. Mais de meio século se passou, no entanto, parece ter sido ontem.
Nossa mente é um dos mais brilhantes milagres da criação de Deus. Capaz de guardar em seu arquivo uma diversidade de acontecimentos. Bastam-nos abrir a janela da alma e puxar uma das gavetas de lembranças, que nos deparamos com um verdadeiro memorial de recordações, com paisagens, suas cores, sabores, imagens, as falas. Somos capazes até mesmo de reconhecer o tom de voz que identificava cada um de nossos antepassados, seu porte físico, seus gestos, atitudes e etc. Momentos revividos que machuca o coração, mas vale à pena recordar.
Na colheita de mil novecentos e sessenta e oito, iniciei minha atividade comercial, vendi uma pequena safra de feijão. Com o valor apurado, que, aliás, não era muito, se eu comprasse uma balança que era indispensável não restaria nada, para iniciar. Optei então pelos gêneros secos e molhados. Adquiri onze intens. De mercadorias básicas. Espalhadas sobre caixotes num quarto, cuja porta dava acesso a sala de minha residência. E com uma balança empresta por meu sogro. Sobre uma mesinha servindo-me como balcão, eu atendia um cliente de cada vez.
Aos domingos minha sala ficava cheia de clientes. O item mais comercializado sempre foi à cachaça. Mas para evitar discórdias, não era permitido a ninguém ingerir a dita cuja no local, eu só vendia garrafa fechada, um fator que sempre contribuiu para que o caboclo se apressasse em tomar o caminho de casa ao ser atendido, e sair bebendo umas otras por seu caminho afora.
Certo domingo, a sala cheia, eu os atendendo por ordem de chegada, logo um senhor já idoso portador de uma hérnia enorme, começou uma brincadeira coordenando a fila e dizendo estarem na fila de um confessionário. Assim que um terminava suas compras ele chamava o próximo pelo nome dizendo: -
--Agora é você fulano vá se confessar!
Encerrando, após todos atendidos, tomaram o rumo de suas casas em fila indiana, teriam que atravessar o milharal, cada um com seu saco de compras nas costas e no ombro uma capanga contendo seu litro de pinga.
No meio deste trajeto, nós construímos um ranchinho beira chãos pra nos abrigar das grandes e saudosas chuvas, que caíam em abundancia, “para alegria nossa, os roceiros”, pois bem ao passarem defronte ao rancho. Zé Rosa, o idoso coordenador do grupo de confessas, exclamou:
--Olha pessoal nós que confessamos lá na venda, agora temos que entrar nessa capelinha e tomar a comunhão!
Entraram no ranchinho colocaram seus litros de pinga sobre uma enorme tora de madeira usada como mesa e beberam bastante, ao saírem Zé Rosa ficou para traz ajeitando a tampa de seu litro
Bem na cumeeira tinha uma caIxota de marimbondo barriL, Zé Ataíde um mulato alto muito moleque passou a mão desmanchando a casa dos marimbondos e disse:
-- E na saída da igrejinha tem que tocar a campainha!
Os marimbondos se juntaram todos na cabeça do pobre velho afro-brasileiro, seu cabelo muito crespo enroscado ficou pior que casa de abelhas arapuá.
À tarde La pelas quatorze horas, com um sol ardendo, daqueles de arrebentarem mamonas, ele me apareceu:
-- O senhor tem compromido? Sua cabeça parecia uma roda de carro de tão inchada, perguntei a ele-, mas o que isso sô Zé?
-- Foi o paiáço do Zé Ataíde aquele desgraçado sem coração, mais ele me paga, aquele maldito fio do capeta!
Arrumei a ele os comprimidos. Penalizado do pobre velho, eu atrelei o cavalo a charrete, o levei a sua casa, ele ardendo de febre num sol escaldante, poderia até morrer caminhando mais de dois quilômetros e ainda carregando o peso de uma assustadora hérnia entre as pernas, na sua região escrotal.
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 13/03/2019
Reeditado em 17/03/2019
Código do texto: T6596791
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.