É Preciso Estarmos Atentos

Já faz algum tempo mas parece que foi ontem, porque ainda me lembro muito bem daquele dia em que, com o meu velho e surrado bugre, subi com dois amigos; o Cezinha e o Douglas, um bom trecho da Pedra da Gávea e depois caminhamos até chegar ao topo.

Chegando lá pudemos apreciar uma das mais belas vista da Cidade Maravilhosa, parecia que a gente estava literalmente no topo do mundo. Em seguida armamos as nossas asas delta, em preparação para um voo até a praia do pepino.

Eram cerca de nove horas da manhã. Estava tudo combindo entre nós; o primeiro a se lançar seria o Douglas, em seguida seria o Cezinha e eu seria o último...

Interessante que até aquele momento não havia chegado mais ninguém lá em cima além de nós três, coisa totalmente fora do comum em um domingo tão lindo e ensolarado como aquele, mas nenhum de nós atentou para esse fato, o que foi determinante para o que em seguida veio acontecer...

Foi quando depois dos meus dois amigos já terem se lançado e estavam em pleno voo, que eu me liguei que não havia ninguém escalado para descer com o bugre...

Decidi então que não iria saltar, para descer com ele.

E quando eu cheguei lá em baixo, pensando que eles já estariam me esperando no ponto de encontro; não encontrei nenhum dos dois. Fiquei por ali aguardando por algum tempo. E quando constatei que eles já estavam demorando muito, fui até um quiosque de um conhecido e perguntei se ele havia visto aqueles dois que teriam pousado há poucos instantes. E foi aí que, ao invés de me responder, ele perguntou: -você está falando daqueles dois malucos que saltaram agorinha há pouco? E quando eu disse que eles eram meus amigos, ele disse: -cara, o que é que deu neles para saltarem com a bandeira vermelha? Todo mundo tava sabendo disso...

Foi só então que fiquei sabendo que um deles; o Douglas havia se afogado enquanto que o Cezinha só conseguiu se salvar por milagre, mas mesmo assim ainda foi levado, com algumas fraturas, para um hospital...

Foi então que eu olhei para o meu bugre e pensei; se não fosse ele, sabe-se lá o que teria acontecido comigo naquele dia...

E só depois é que eu soube que a bandeira vermelha tinha sido levada por uma forte ventania que aconteceu no início daquela manhã, por isso é que não vimos ninguém lá em cima ...

Se estivéssemos mais atentos talvez o desfecho fosse outro; quem sabe?