Os Herdeiros do Quico

Quico era um jovem macaco bugio que foi criado desde pequeno por Seu Cezário sua esposa; Dona Justina, que moravam em uma fazenda lá no meio da Serra do Caonze, localizada no Município Fluminense de Nova Iguaçu.

Ele era muito esperto; aprendeu a abrir as tramelas que fechavam aqueles enormes armários da cozinha e os celeiros onde ficavam guardados as frutas e mantimentos. Na verdade ele gostava mesmo era de bagunçar tudo.

Até que um belo dia ele saiu pela manhã, como já há algum tempo estava acostumado a fazer. Só que daquela vez ele não voltou à tardinha para o seu cantinho favorito; uma casinha de madeira que seu Cezário havia mandado construir exclusivamente para ele, no ponto mais alto do celeiro. Ninguém quis dar aquela notícia para a dona Justina, pois todos sabiam do amor que ele tinha pelo Quico... E só no dia seguinte é que ela ficou sabendo do seu desaparecimento.

Ela passou aquele dia inteiro chorando, pensando em tanta coisa ruim que poderia ter acontecido com ele, a quem ela considerava como seu amigo e companheiro de todas as horas.

Os dias foram se passando e nada de notícias do Quico.

Até que tendo sido decorridos cerca de quase um ano após o desaparecimento do seu querido Quico, eis que assim que dona Justina acorda e abre a janela da cozinha, ela vê uma enorme bagunça acontecendo lá no celeiro... A enorme porta estava escancarada, enquanto que espigas de milho e bananas voavam para tudo quanto era lado, ao som de uma verdadeira algazarra. Sem atinar para o que, ou quem poderia ser o autor daquela balbúrdia, e como o seu marido tinha pernoitado na outra fazenda, ela pegou a espingarda dele e, pé ante pé, cautelosamente foi se aproximando do celeiro. Assim que os seus olhos viram o autor de tudo aquilo que estava acontecendo, ela largou no chão a espingarda e entrou correndo celeiro adentro, só parando quando agarrou e apertou o seu querido Quico com um longo e apertado abraço... Só depois ela notou que a um canto ali perto estava uma femea, com dois filhotes às costas; era a nova família do Quico.

A princípio a macaca se mostrou muito espantada e arredia, mas logo depois o Quico a arrastou até bem próximo da sua antiga amiga, que lhe fez muitas caricias, conquistando também a sua confiança.

Mais tarde, quando chegou e ficou sabendo da novidade, seu Cezário ficou cheio de curiosidade para rever o Quico e conhecer a família dele, mas naquele momento eles estavam se banqueteando em uma enorme jaqueira que ficava ao lado da porteira da entrada principal da fazenda. Ele para lá ia se dirigindo para reencontrar o 'seu velho amigo', foi quando se ouviu um estampido, seguido de mais dois. Já antevendo o que poderia ter acontecido, ele correu até lá. E o que os seus olhos viram o fez chorar copiosamente; bem ali na sua frente estavam os corpos do Quico e da sua fêmea, enquanto que os dois filhotes ainda estavam descendo da mangueira. Já um pouco adiante dois homens corriam em sua direção ainda com as espingardas fumegantes, enquanto que cheios de euforia, gritavam: -Acertamos, acertamos!... Enquanto isso o seu Cezário, sofrendo e pensando no sofrimento da sua Justina, agora chorava copiosamente...

E o Seu Cezário e Dona Justina, embora já de certa idade, acabavam de ganhar um casal de "filhos"...