Devolução da túnica do delegado

ERA no tempo do manda-quem-pode-e-obedece-quem-tem-juízo, início da década de 50, no interior de Pernambuco, quando o PSD dava as cartas e jogava de mão. O chefe político mandava no juiz, no promotor, no padre, no coletor e no escambau. Não é preciso dizer que o delegado era o capacho mor dele. A oposição sofria mais do que pitomba na boca de jegue ou de que bode embarcado.

Acontece que havia um sub-chefe que era muito influente mas sem a a "firmeza" do chefe, mas mesmo assim estava sendo preparado para ser prefeito no futuro, era hábil, delicado, falante, só era meio bunda mole, como dizia o chefe e também... Explico: a mulher desse sub-chefe era muito fogosa e de olho ligeiro, tão ligados? O delegado, um tenente, que só andava fardado, achava que a farda impunha respeito e medo, começou a tirar uma linhas com essa mulher. E a artilhar da cama do sub-chefe. Entrava pelo portão quando o pobre se ausentava, nem ligavapara a opinião pública, quem tomava sentido era uma moreninha empregada da madame.

Bom, certo dia o sub-chefe chegou em casa meio cansado, vinha de uns contatos na zona rural, chegou inesperadamente, e encontrou na mesa uma garrafa vazia de cachaça e um prato vazio, e, pasmem, pendurado numa cadeira da sala uma túnica (dolmã) de militar da polícia, cáqui. Ficou espantado e chamou a mulher. Ela até surpreendeu, quis até rir, mas teve pena, o delegado bebera além da conta e esquecera a túnica. Então se fez de ofendida;

- E no que dá essa sua amizade com esses cabras da polícia. Eu detesto polícia, nisso estou com a oposição. Esse seu amigo, o delegado chegou aqui pra falar com você, disse que era coisa urgente sobre uns corretivos nuns caras que estão falando mal do coronel. Resolveu esperar e ficou aí na sala. Nilsinha providenciou uma garrafa de Pitu e um pedaço de carne, eu nem me dignei a dar bom dia. Deixe essa porcaria aí ele vai terminar vindo buscar.

O sub-chefe pensou um pouco, nao ficava bem um delegafdo andar pela rua sem a túnica, então disse à moreninha:

= Nilsinha, enrole a túnica nu papel, cuidado para anão amassar, e vá entregar na delegacia. Vamos fazer esse gentileza ao delegado. O patido precisa dele.

Era um corno absolutamente educado e calmo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/01/2020
Código do texto: T6835733
Classificação de conteúdo: seguro