ZE PERIA

ZE PERIA

Por detrás daquela serra, num ranchinho muito pobre, mora o Ze peria, apelido que ganhou quando criança por gostar de caçar um roedor chamado preá.

Muito pobre, o Zé possuía pouca coisa, um cavalo chamado Bragado, um cachorro vira lata mas bom de caça chamado Mais preto.

Zé peria e a mulher Joana cuidavam da lavoura, cultivavam o feijão, o milho e a mandioca e no chiqueiro engordavam dois capados.

Duas vaquinhas pastavam no alto do morro e garantiam o leite das crianças.

Naquela tarde a enchada bateu na terra e um cheiro estranho foi sentido, cheiro de gasolina, mas como? O único veiculo que ele via por ali era o trator do vizinho que morava longe, muito longe da sua propriedade.

Era petróleo, Zé preá estava rico, muito rico.

Todo aquela riqueza, deu a ele a oportunidade de comprar o rancho do vizinho e outras duas propriedades que ficavam próximas .

Zé prea agora era o dono do rancho Apalouza e agora ele era um senhor criador de cavalos de taça.

O rancho Apalouza se tornou famoso e os cavalos ali criados ganharam fama internacional e assim a conta bancaria de Zé preá era fabulosa.

O Apalouza era citado nos jornais e revistas do ramo e o rancheiro gozava de fama e prestigio.

Zé preá graças a sua fortuna, se tornou o Senhor Jose Augusto e pouco tempo depois, ocupava uma cadeira na Assembleia Constituinte.

Isso mais tarde foi a sua perdiçao. ele foi assassinado por um desafeto que alem de tudo, alegando uma fictícia divida usurpou o Appaloosa pra terminar a historia, a mulher e os filhos do Ze preá foram para o olho da rua

.

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 11/05/2020
Código do texto: T6944381
Classificação de conteúdo: seguro