Historinha de pescadores amadores do Rio Ivaí – Ilha Balneário do Ivaí – entre Kaloré e São João do Ivaí PR.

Certa vez fomos pescar na Ilha Balneário Ivaí, no Rio Ivaí, há cerca de 6 km do Povoado de Jussiara, pertencente ao Município de Kaloré.

Fomos no “tumóve” Variant 72, motor Wolksvagen, do amigo rotariano Manoel Alves de Souza, o Manesinho do Bazar São Paulo e chefe do INSS Jandaia do Sul, na época, o qual foi dirigindo:

- Carlos Barbieri, o Carlito Barbieri – ex-aux. do INSS local.

- Adiones Gomes da Silva, o Ponga, ex-padeiro de carrocinha e servidor do IBGE, na época.

Lá já estava “arranchado” ou “hibernado” e amigo de todos Aparecido Rossi, o Cidão Rossi, exímio pescador e confeccionador de redes de pesca!

Isto na parte da tarde e início da noite e para não perder a viagem nós três levamos pão francês, sardinha enlatada, cebola, café, açúcar e cachaça! Ahahahah…

Enquanto armamos as redes e jogamos as tarrafas para pegar peixes miúdos, o Manesinho e eu, os amigos Cidão e Carlito ficaram arrumando a janta.

Pegamos alguns peixes de tarrafas e deixamos as redes armadas!

No outro dia pela manhã, após o cafezinho, a mesma dupla foi para o rio e a outra arrumando o almoço com os peixes da véspera, a dupla bagual foi bater rede, mas depois de encher duas latinhas com aquela cachaça de “colar”, alambicada pura, aquelas latas que até hoje são de “refri”, cervejas, etc., !

Como foi uma noite boa de peixes, as redes ficaram lotadas, mas o Manesinho fala para o Ponga se comportar ao andar nas pedras e na forte correnteza:

- Finca um pé na frente e o outro atrás, depois vai trocando do mesmo jeito! Não dê as costas pra correnteza!

Segui seu conselho, escorregava às vezes, doía as canelas nas pedras pontiagudas, caiai de encher de água os ouvidos, mas o líquido sagrado da “agua ardente” não perdia uma gota sequer!

Se alguém estava com dor de dente, pinga nele e, dê-lhe gaita, gaiteiro!

Voltamos, almoçamos, barriguinha (sic), barrigas e barrigão (sic2) cheias, tivemos que disputar, no truco melhor de três partidas, qual dupla teria que lavar os pratos e talheres, aliás era norma todas as vezes após as refeições.

Cidão e Mansinho X Carlito e Ponga.

Primeira partida, a dupla do Cidão ganhou, a segunda foi nossa, mas já a terceira...!

A terceira, "ochi" a terceira partida, a dupla mais fraca do truco, de um a um ponto, ou de três, seis, nove ou doze pontos do jogo de cartas ou baralho estava na frente Cidão /Manesinho 11 X 0 Carlito/Ponga, precisando só de um pontinho para fechar e, os dois davam risadas" Mas o velho ditado, não o "véio deitado", diz há muito tempo: "quem ri por último, ri melhor"!

O que aconteceu, então?

Nós, Carlito e Ponga, tivemos sorte de não sair cartas boas pra eles e ganhando um, mais um, mais um, mais três (mandaram mal), mais um, mais um, e assim por diante, chegamos a 11.

Empate em 11 X 11, portanto!

Não tendo para onde correr, a última mão foi vencida pelo Carlito e por quem vos a fala, tiramos onda, quem são os campeões, não tem mais duplas aí, aos perdedores, os pratos e talheres sujos!

Rapaz do céu, os dois, Cidão e Manezinho ficaram bicudos, bravos, queriam jogar a dinheiro, mas nós de cá, aliás o Carlito debruçou-se num cabo de enxada, dava risadas e eu o acompanhava!

Naquela noitinha, não houve disputas, o Carlito e o Ponga, lavaram os pratos e talheres e,depois pra não dormir de barrigas cheias, jogamos umas partidas de truco e “deixamos’ eles ganharem! Ahahahah…

- Tá vendo, tá vendo,tomaram seus “beiçudos”, tomaram seus “papudos”, diziam os dois contentes e sorridentes!

Éramos e continuamos amigos e, outras vezes nos defrontamos no truco, mesmo com a formação de outras duplas, mesmo antes de falecerem, pela ordem: Cidão, Manesinho, Carlito!

E, para finalizar, quem não se lembra da eterna dupla de Reis Momos dos Carnavais Jandaienses, que foram testemunhas nossos amigos do grupo Jandaia dos Anos Dourados?

Ei-los: Cidão Rossi e Pedro Ricciardi. A dupla “O Gordo e o Gordo” Ahahahahah…

Obs.1: O de barriguinha (sic), malhado, atleta, era o Ponga, e o barrigão (sic2) era o Cidão, obviamente! Ahahahah...

Obs.2: Este fato aconteceu há quase quarenta anos, precisamente no início da década de 1980, com os personagens reais de Jandaia do Sul PR, há cerca de 40 km de Maringá e 80 km de Londrina.

Uma colaboração cultural de e, em nome de,

a) Adiones Gomes da Silva (Ponga) - Pres. da SPJ e Del. Cultural de Jandaia do Sul, via CONBLA/SP, e Coord. do Patrimônio Histórico e Artístico de Jandaia do Sul e Acadêmico da Cadeira de nº 36 "Nilo Cairo" da ALACCNP - Acad.de Letras, Artes, Ciências Centro Norte do Paraná. Idem Membro efetivo do Plano Diretor de Jandaia do Sul PR e Membro do ConsCidade - Cons.Des.da Cidade Jandaia do Sul PR.