CAUSO DE UM BOLO EM DELMIRO GOUVEIA-AL

Guardo na memória uma lembrança de quando eu era guri que talvez pareça uma ideia fantasiosa e quem não presenciou provavelmente duvide do que aconteceu. Este acontecimento provavelmente foi um marco na infância de muitos delmirenses, não é comum ouvir falar em um bolo de 20 metros. Quando anunciaram que esse bolo seria feito para o dia das crianças acredito que no ano de 2001, minha imaginação foi a mil e ficava especulando qual seria o aspecto desse bolo, se seria todo de chocolate, se teria cerejas em cima, se seria saboroso!

Era uma tarde de domingo e lá estava eu ansioso para esse grande acontecimento, lembro-me de ter colocado minha camisa do Looney Toons, minha bermuda jeans com desenho do pica-pau e minha percata (alpercata) que eu odiava mas era confortável. E saí de casa com minha mãe e minhas duas irmãs mais velhas, nas ruas via outras crianças bem arrumadas com seus pais e todas iam para o mesmo destino rumo ao bolo de 20 metros que ficaria exposto em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ao nos aproximarmos víamos uma grande movimentação de pessoas e também guardas municipais. O meu coração foi a mil e deu aquele frio na barriga de ansiedade bem constante antes de grandes acontecimentos. Ao chegar vimos vários toldos e uma grande quantidade de gente ao redor, todas elas doidas para ver a grande atração daquela tarde.

Eu particularmente estava mais interessado em ver do que comer, mais a grande maioria não, via-se uma enorme fila para receber uma fatiazinha daquele gigante que era destinado às crianças, mas eu observava adultos se aproveitando para tirar um pedacinho também. A aparência do bolo nem de longe era a que eu imaginava, eu pensava que além de comprido ele seria bem ornado ou colorido, mas não passava de uma longa coisa coberta por chantili branco, o aspecto não me chamou tanta atenção, mas já que estava na fila fiquei esperando minha vez.

Como era de se esperar o ritmo em que a distribuição das fatias ia acontecendo não atendeu às expectativas da população faminta, e do pouco que conheço do meu povo, muitos nem almoçaram para se fartar do bolo, pelo tamanho muitos pensaram que iam repetir uma, duas ou quem sabe até três vezes, que nada! A fila não andava e já ia escurecendo e tudo isso resultou numa grande reclamação:

- Essa fila não anda.

- Que demora, os meninos estão com fome!

- Isso vai terminar tarde da noite.

De repente em um momento de revolta dos presentes, como acontece em ocasiões de grandes levantes populares sempre haverá um primeiro corajoso que irá dar o primeiro passo ilegal, e foi o que aconteceu, quem foi poucos sabem, mas alguém em alguma parte da fila pulou a corda que cercava o espaço e protegia o bolo e simplesmente arrancou um tacão do bolo e assim deu inicio um sentimento de injustiça, pois aquele indivíduo tinha pegado um pedaço bem grande, e a partir daí um enxame de pessoas também pularam a barreira e começaram a saquear, era tanta gente que os organizadores do evento e os guardas não tinham o que fazer e cruzaram os braços. Muitos colocavam enormes pedaços nas camisas, outros iam carregando nos braços, outros estavam fazendo guerras com o chantili, foi um barato!

Infelizmente não tive coragem de participar e mesmo se tivesse minha mãe me daria uma surra. Em instantes o bolo desaparecia e gargalhadas ecoavam pela praça da igreja, certamente o ato foi condenado pelas pessoas que queriam que fosse um evento formal, mas convenhamos que isto que aconteceu foi uma genuína festa do dia das crianças.

Mayke Santos
Enviado por Mayke Santos em 15/05/2020
Código do texto: T6948281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.