Catálogo único

Foi em junho de 1990. Eu estava passando por Bisbee, Arizona, a caminho do México, e parei num pequeno centro comercial da cidade para comprar alguns produtos que certamente seriam mais baratos deste lado da fronteira. Na saída, passei em frente a uma pequena livraria e decidi que deveria levar alguma coisa para ler. Entrei.

Um senhor, que aparentemente era o proprietário, apesar de estar de jardineira jeans e camisa de flanela xadrez, ergueu-se para me cumprimentar.

- Bem-vindo à minha humilde livraria!

- Grato pela acolhida. O senhor tem livros de Harold Robbins?

Ele balançou a cabeça branca e sorriu, vincando ainda mais de rugas o rosto curtido de sol.

- Lamento, não.

- Irving Wallace, talvez?

- Sinto. Não tenho.

- Bem, então... quais lançamentos o senhor tem?

- Nenhum, na verdade - admitiu.

- Mas... isso aqui é uma livraria, não é? - Questionei, perplexo.

- Sim, de fato. Mas uma livraria muito especial. O senhor não viu o nome na fachada?

Eu havia visto, mas achei que era algum tipo de brincadeira dos grotões do Arizona: "Livraria de Um Livro Só".

- Qual livro o senhor vende, então? A Bíblia?

O senhor balançou negativamente a cabeça e estendeu a mão por trás do balcão. Dali, puxou um volume de capa dura, protegido por uma jaqueta branca onde lia-se em letras pretas "me'n Henry". Exibiu-o orgulhosamente para mim.

- É a minha história - declarou.

Apanhei o volume, e dei uma folheada. Uma livraria que vendia apenas um único livro era algo tão inusitado, que decidi levar um exemplar, nem que fosse para ter uma história curiosa para contar aos amigos.

- Quanto custa, senhor... Walter Swan?

- Apenas US$ 19,95.

Não era exatamente barato, mas decidi comprar assim mesmo e aumentar o valor de uma possível revenda.

- O senhor poderia autografar para mim?

- Com prazer! - Replicou Swan, pegando uma caneta.

Despedi-me do autor/livreiro fazendo mentalmente os cálculos de quanto ele poderia estar ganhando com aquela ideia; certo, ele vendia apenas um tipo de livro, mas não tinha que dividir seu lucro com ninguém. Não era exatamente um modelo de negócio que pudesse ser replicado facilmente por outra pessoa, mas o velho Swan parecia estar prosperando com ele, essa era a verdade...

- [18-05-2020]