Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O povo tem a Polícia que merece

          O povo tem a Polícia que merece
          Jajá de Guaraciaba

          Certa feita, um policial de trânsito interceptou um indivíduo trafegando com um veículo no sentido oposto ao estabelecido numa determinada rua da capital paulista. Ao fiscalizá-lo, encontrou dinheiro dentro dos documentos ali colocado certamente com intuito de “quebrar” a multa. Apesar de encontrar-se numa grande dificuldade pecuniária não aceitou a propina, mas deixou transparecer claramente ao infrator a sua enorme necessidade. Isto, provavelmente, para fortalecer ainda mais a sensata atitude que acabara de tomar tentando, instintivamente, modificar o mau conceito que aquele transgressor tinha da Polícia.
         O agente policial disse ao faltoso que devido a esse acontecimento passava a acreditar no dito popular: “O povo tem a polícia que merece”.
         Decepcionado com a atitude da tentativa de suborno, o guarda questionou-lhe que se existiam policiais corruptos era devido aos cidadãos iguais a ele. Argumentou, também, que hoje o infrator oferta gratificação muito facilmente, o policial de caráter fraco aceita. Amanhã não oferece, daí o policial já corrompido anteriormente pede e o corruptor dá. Depois de amanhã pede outra vez não é atendido e aí exige. E a este respeito o sujeito sai reclamando para todo mundo do corrupto que ele próprio criou. E dessa forma desfaz-se a confiança mútua que deveria existir entre a polícia e a comunidade. Acreditamos que essa credibilidade pode e deve ser resgatada inteiramente.



Jajá de Guaraciaba
Enviado por Jajá de Guaraciaba em 29/06/2020
Código do texto: T6991287
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Jajá de Guaraciaba
Pilar do Sul - São Paulo - Brasil, 77 anos
818 textos (92404 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/08/20 08:39)
Jajá de Guaraciaba