NORMA É PARA SER CUMPRIDA

Quando a professora Socorro foi Secretária de Educação, ela baixou uma Portaria, publicada no jornal Oficial do Município, determinando que todos os profissionais que preparavam ou serviam de apoio à preparação da merenda escolar deveriam, obrigatoriamente, usarem toucas, luvas, aventais e não usarem adornos (brincos, anéis...etc.), assim como, qualquer pessoa só teria acesso a cozinha ou copa, equipada de touca.
Desta forma, as orientações dadas aos gestores era para publicar à Norma nos murais das unidades educacionais. Com isso, a Secretária esperava o devido cumprimento das cláusulas legais. Dona Socorro tinha, como estratégia de trabalho, visitar às escolas e às creches e, nelas, observar o cumprimento das cláusulas legais e orientações emanadas pelas diferentes instâncias administrativas. Geralmente, ela era bem recebida pela comunidade escolar.
As merendeiras sabiam que dona Socorro gostava de café. Tão logo ela chegava nas escolas e nas creches era providenciado um cafezinho fresco. Algumas das merendeiras, por natureza, eram mais simpáticas, outras tímidas, e havia aquelas que, por essência, se mostravam antipáticas e, com isso, de pouca conversa.
Um belo dia, ao chegar em uma das creches, a Secretária já sabia, de antemão, que a merendeira era a mais antipática de todas. E isso se resumia, basicamente, na sua falta de diálogos para com as pessoas que a procuravam. Todas suas colegas de trabalho sabiam de sua falta de bom humor. Naquele dia, porém, tudo foi diferente. Dona Socorro, simpática como ela era, ao chegar na porta da cozinha, abrindo-a foi perguntando: “Cadê o meu delicioso café?” A merendeira, dona Aparecida, dirigiu-lhe um olhar severo, de repreensão e ordenou: - Volte para a sala da diretora, que eu vou pegar uma touca para a senhora. Dona Socorro não se fez de rogada: voltou para a sala da diretora e ficou esperando a chegada de sua touca. Pouco tempo depois, dona Aparecida chegou trazendo o equipamento, pediu licença à Secretária, colocou a touca na cabeça da educadora e, em seguida, as duas caíram na risada e se abraçaram efusivamente. Aquela foi a oportunidade de um abraço que estava fazendo falta, a ambas.
A Secretária ganhou o dia e, certamente, dona Aparecida também. A história circulou, rapidamente, entre as unidades escolares do município, afinal norma é para ser cumprida... por todos.
 
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 26/07/2020
Código do texto: T7017118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.