História com Pano pra Manga

Sentado na estação de um trem, um louco perguntou para um são que ali também estava, o que está fazendo aqui? O são então retrucou oxe! E devolveu o questionamento, será que algo em comum a gente tem?

O louco despachado como só ele, olhou de lado e começou a papear sem mistério... Eu vim da minha cidade, passei pela porta do meu palácio, foi isso mesmo, daí eu aproveitei para escapar, pois os guardas que me protegem a mando de mamãe, estavam conversando e foi só pegar minha carruagem na esquina e passar na catraca com meu passe livre.

Eu até entendo minha mãe, com um filho tão lindo e ajuizado como eu, prefere me colocar pra dormir dando balinhas de açúcar para me admirar enquanto durmo, o que sei é que não dá para viver a vida sendo admirado dormindo, também preciso conhecer e gostar das coisas.

Eu estou adorando, está sendo massa, uma aventura cheia de truques, meus súditos gostam tanto de mim que veio todo mundo junto comigo na carruagem, tinha menino, homem, mulher, até cachorro, tudo enfurnado dizendo pra meu chofé "para motô, vai descer, calma que tô subindo, tá carregando boi não...”

Confesso que fiquei até emocionado com tanta consideração daquele povo, que somente largou da minha cacunda, quando cheguei aqui para realizar meu sonho.

O são com a testa já enrugada de tanto ouvir delírios de um doido, soltou a voz numa curiosidade, que sonho você vai realizar sentado aqui na beirada de um trilho de trem? Então disse o louco, Aaah quer roubar meu sonho é? Chamo meus guardas viu rapaz? Nessa estação aqui, tem um bocado deles que já saquei, vieram a mando de mamãe para fazer minha segurança.

O homem são deu um de louco também e justificou falando, não moço é que a sua história é espetacular e esse lugar aqui realmente é fantástico, por isso fiquei interessado em saber, para cumprimentá-lo pelo grande feito.

O louco diagnosticado então falou, ah bom, tá aí gostei de tu agora visse, vou te dizer, desde menino eu via passar nos filmes aquelas buzinadas de trem, o povo de cabeça de fora, os cabelos tudo bagunçado, as mocinhas tudo feliz de vagão em vagão procurando seus heróis, e os trilhos saindo faísca de fogos de artifício, contemplando a felicidade daquele momento, quando num segundo o trem parava cantando as ferragens por causa de um animal atravessado no caminho.

Hoje decidi vim realizar meu sonho, só saiu daqui quando o vento bater na minha cara, soltarem fogos nos trilhos com a minha chegada, depois que eu me jogar atravessado. Pow diz ai se não vai ser um sonho realizado? Hu hu, agora só falta chegar o trem!

A conversa foi se prolongando e o louco resolveu perguntar novamente ao são, e o que tu estás fazendo aqui? Na mente do são passou uma nuvem de drama real e pensou silencioso... "a vida está dura, estou desacreditando dela, não durmo mais, não como mais, estou desempregado, a família passa necessidade, sem amigos, sem estímulos positivos, cheguei ao fundo do poço, e sem fé sem nada decidi, vou esperar o trem mais rápido passar, pedi perdão a Deus e me matar, todos menos eu vai ver esse final, um homem esmagado, que mesmo vivo já sentia-se morto e decidiu da cabo da própria vida para aliviar a decepção de mal ter existido".

Mas essa história tem muito pano pra manga, e o protagonismo do louco fez o são inflar o peito, reconhecer que toda sua concepção formada não estava lhe valendo de nada e se propôs um desafio, ali escrevia uma nova versão da sua história.

Começou o são a contar... "olhe moço segredo viu, faz muito tempo que estou juntando forças e coragem para realizar esse sonho. Eu moro na mesma cidade que você, sou um dos súditos que lhe admira, na verdade lhe venera, você é um grande homem, um rei cheio de virtudes. Mas nunca tive a chance de lhe dizer isso, decidi lhe seguir, e aqui estou para lhe aclamar. Agora... Tem um problema! fiquei sabendo que hoje é o dia da sua coroação, o palanque até já está armado, veja ali atrás, tem acentos e escada volante, tudo montado para lhe consagrar.

O louco ficou mais doido ainda, e perguntou, oxe e qual é o problema? O são então falou, a questão meu nobre rei é que este lugar que estamos sentados é da chegada do trem que fará uma surpresa para você, ele vai soltar fumaça, apitar bem alto e ele mesmo vai parar nos trilhos para você passar, não é fantástico?

Rapaz que coisa mais incrível, olha vou te falar! Disse o louco desvairado de felicidade e aos prantos, eu nunca pensei na minha vida que num dia só, eu realizaria meu sonho, realizaria o sonho dos meus súditos e isso sem mamãe precisar me admirar tanto enquanto eu durmo (o louco se referia aos remédios controlados, as suas balinhas de açúcar).

Depois dessa cena, o louco se levantou, estendeu a mão para o são e lhe disse gratidão, você é doido cara, aliás meu doido favorito agora, ambos foram para o acento aguardar a chegada do trem, e toda multidão de passageiros em volta (os súditos do louco).

O que o louco não sabia era que teve a vida salva por conta própria, pois foi a sua sandice que reverteu o estado deprimente que se encontrava o são prestes a cometer suicídio, e fez o homem conscientizar-se que a vida vale muito mais que o precipício da covardia.

Num dia bendito foram salvas duas vidas. As vezes tudo que se precisa é parar para ouvir, independente de certo ou errado, cada pessoa carrega uma história, experiências e concepções. Sendo assim, tudo pode mudar a partir de diferentes pontos de vista.

CarlaBezerra

Divina Flor
Enviado por Divina Flor em 12/08/2020
Reeditado em 16/08/2020
Código do texto: T7033699
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.