Tamanho da Prole

Dia de sábado, cedinho da manhã, saio com destino ao meu sertão, numa velocidade média, sempre abaixo de 100km/h, a tempo de chegar ao destino antes do meio dia, mesmo contando ainda com algumas paradinhas no caminho. Lá, à frente da casa de meu irmão, sob a sombra de uma árvore bem frondosa, sentados em tamboretes tripés de madeira, apenas parentes e vizinhos, à espera da buchada, prato tradicional do sertanejo. Enquanto isso, ali proseando, uns tomando uma cervejinha e outros uma cachacinha, esta mais propícia ao cozido, que faz parte da buchada.

Ao lado, um vizinho de infância, pergunta-me: "Quantos filhos você tem?"

E eu, compatível com os costumes da cidade, respondo: "apenas dois".

Como seria natural, também lhe pergunto: "e você?"

_ Coçou a cabeça, deu uma risadinha e disse: "doze."

_ Sua mulher, logo à frente, ouvindo à nossa conversa, interveio: "doze vivos, mas foram quinze."

E eu, naturalmente, disse: "uma prole realmente muito grande."

_ Ela, com seu pobre vocabulário, imaginando outra coisa, cutucou a vizinha ao lado, soltou uma bela risada, mas a pergunta, totalmente descabida, veio para mim: "você calça quanto?"

_ De pronto, respondi o número do meu sapato.

_ E ela, mais risonha ainda, e novamente cutucando a vizinha, disse: "Tá vendo? Nem tanto, igual ao meu marido".

Confesso que até então não sabia que o sertanejo faz essa relação do tamanho da "prole" com o tamanho do pé.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 04/03/2021
Código do texto: T7198055
Classificação de conteúdo: seguro