13 de Maio - Lei Áurea

Não de profissão, mas da mesma empresa pública federal, fui colega de um funcionário afrodescendente que, no dia 13 de maio, assinava o ponto e, em voz alta, dizia: "hoje eu me dou o próprio feriado, porque graças a Princesa Isabel eu sou funcionário público federal". E saía numa boa, com seu belo sorriso, sabendo que ninguém ia lhe cortar o ponto. Era um cara muito agradável, benquisto com todos os colegas e seu superior hierárquico, de modo que todos aplaudiam o seu gesto.

Mesmo coincidindo com o dia de Nossa Senhora de Fátima, não é um feriado, nem ponto facultativo. Mas, o nosso colega se achava nesse direito, por considerar que se não fosse a Libertação da Escravatura ele não teria chegado a funcionário público. Sem nenhum preconceito por conta de sua cor, todos os colegas lhe tinham o maior respeito, por conta da sua simpatia, do seu carisma e sobretudo pela assiduidade e bom desempenho no seu trabalho. Merecia, portanto, atribuir-lhe o próprio feriado, sem qualquer censura. Hoje, independentemente do slogan "Vidas Negras Importam", ele teria a mesma aceitação de todos os colegas.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 13/05/2021
Código do texto: T7254518
Classificação de conteúdo: seguro