AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO E MODERNO POR ROBERTO BARROS

Eu creio que estejamos vivendo hoje em um mundo mais modernizado por uma anatomia que desfere mais vida e espaço aos nossos sonhos que virmos a vida antiga nos mostra com mais intensidade uma grande formular idade de um aspecto socializado ao povo que hoje vive seus melhores e piores momentos na vida que viu o mundo se estabilizar sob uma retomada de hábitos em pleno desafio de plena organização que nos desfere sob uma grande construção de ideias e artefatos que nos mostram mais apegos ao tempo que nos define e nos componde sob uma atmosfera mais arquiteta que nos dimensionou sob ao estudo da amplificação de vivermos sob tais construções mais fortes que hoje nos proporcionou um aspecto tradicional e surreal ao inesquecível mundo de contradições que nos fez sentir e apreender todas as fraquezas da vida adiante de uma atmosfera maios findável ao modo mais arquitetônico de viver e o luxo serei mais ou menos a expiração pela arte e o tempo em que levou a cultura ao deslumbre da arquitetura voltada ao entendimento do homem que vê a vida e sente prazer de viver e a vida seria uma demonstração de coisas remotas a sua volta que hoje lhe prazer-ia prazer em que totalizamos o mundo e apreendemos a valorizarmos as coisas antigas e torna-las mais modernas ficando o conhecimento da arquitetura mais moderna e vamos mostra um pouco dessa história em que apreendemos com o tempo a construirmos e viver a vida.

Você sabe quais são e como foram escolhidas as 7 maravilhas do mundo?

Com mais de 100 milhões de votos, a escolha ocorreu por meio de votação, onde foram selecionados os monumentos que representam diferentes culturas.

Vem com a gente e conheça a lista das construções mais significativas para a humanidade.

Índice

7 maravilhas do mundo: como foram definidas?

7 maravilhas do mundo antigo

A Grande Pirâmide de Gizé

Jardins Suspensos da Babilônia

Estátua de Zeus em Olímpia

O Templo de Ártemis em Éfeso

Mausoléu de Halicarnasso

Colosso de Rodes

Farol de Alexandria

7 maravilhas do mundo moderno

Cristo Redentor – Brasil

Grande Muralha da China – China

Taj Mahal – Índia

Machu Picchu – Peru

Chichén Itzá – México

Coliseu – Itália

Ruínas de Petra – Jordânia

7 maravilhas do mundo: como foram definidas?

É importante que você entenda que elas estão divididas com base entre o mundo antigo e moderno.

As primeiras 7 maravilhas foram eleitas a partir de construções arquitetônicas e artísticas, erguidas em uma época denominada Antiguidade Clássica.

Elas foram selecionadas no período da conquista grega, quando os viajantes helenísticos começaram a transitar pelas terras dos egípcios, babilônicos e persas.

Impressionados com as obras existentes nessas regiões, eles começaram a listar tudo que viam para não esquecer de nenhum detalhe.

Na época, o nome dado a elas era “vistas” — somente mais tarde foram denominadas como maravilhas, e passaram a fazer parte de um guia do mundo antigo.

Já as maravilhas do mundo moderno foram definidas no sentido de fazer uma revisão das maravilhas originais.

Promovida pela organização suíça New Open World Corporation, a escolha foi feita pela internet e por meio de ligações telefônicas, com participantes de todo o mundo.

Não deixe de pesquisar sua passagem aérea no Passagens Promo e garantir os melhores preços para viagens nacionais e internacionais.

7 maravilhas do mundo antigo

As edificações do mundo antigo fazem parte de um conjunto de obras erguidas pelas mãos do homem, distinguidas pelas suas belezas e magnitudes, sendo escolhidas pelos gregos com o objetivo de apresentar “as sete coisas dignas de serem vistas”.

Já a escolha das maravilhas do mundo atual fez parte de uma revisão, idealizada pela New Open World Corporation.

Separamos aqui as 7 maravilhas do mundo antigo e moderno. Confira!

A Grande Pirâmide de Gizé

Fonte: Pixabay

Datadas do ano de 2700 a.C, a Grande Pirâmide de Gizé é o único monumento do mundo antigo que permanece em pé e em ótimas condições de conservação.

Elas estão localizadas na cidade de Cairo, Egito, e são consideradas um marco na arquitetura para a civilização.

O monumento foi erguido para ser um complexo funerário para o Rei Queóps. Segundo a história, mais de 100 mil homens trabalham na construção, que durou 20 anos.

Construídas em pedra, as bases são retangulares, e as quatro faces são triangulares, formando um vértice. O monumento foi erguido como tumbas reais para os reis Kufu, Quéfren e Menkaure.

Jardins Suspensos da Babilônia

Os Jardins Suspensos da Babilônia, que ficavam na região da Assíria, são até hoje um dos maiores mistérios da arquitetura em todo mundo.

De acordo com historiadores, o imenso parque florido — que está entre as 7 maravilhas do mundo antigo consideradas mais bonitas — era repleto de vegetação, sendo construído para embelezar a cidade.

O local era usado pelos moradores da época como um centro de lazer e práticas esportivas. Havia ainda muitos mesas e bancadas, que eram utilizadas para refeições ao ar livre.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

Estátua de Zeus em Olímpia

Fonte: Pixabay

Construída no século V a.C., a Estátua de Zeus em Olímpia foi erguida em homenagem ao rei dos deuses gregos, Zeus, e projetada pelo ateniense Fídias. Acredita-se que o monumento demorou cerca de 8 anos para ser finalizado.

A enorme estátua de Zeus sentado em um trono foi construída em marfim e ébano, e tinha entre 12 e 15 metros de altura. Os olhos da estátua eram feitos de pedras preciosas.

A peça era uma das 7 maravilhas mais interessantes, e tinha em sua mão direita uma estátua de Nike, a deusa da Vitória. Na mão esquerda, havia uma esfera com uma águia que se debruçava.

Acredita-se que, após 800 anos, o monumento foi levado para Constantinopla, onde hoje é a cidade de Istambul, na Turquia, e possivelmente foi destruído por um terremoto em 462 d.C.

O Templo de Ártemis em Éfeso

O Templo de Ártemis, considerado um dos maiores do mundo antigo, foi construído em homenagem à deusa da caça e da lua, Ártemis. O edifício é datado do século VII e está localizado na cidade de Éfeso.

Ele foi erguido no mesmo lugar onde existia um antigo templo em homenagem à deusa da abundância, Cybele.

Cercado por muros, o templo, que é uma das maravilhas do mundo antigo, tinha 20 metros de altura, 138 metros de comprimento, 72 metros de largura e 127 torres de mármore.

O local foi completamente destruído durante uma enchente, no mesmo período em que o rei Lídio Creso invadiu a cidade. No entanto, ele foi reconstruído no século VII A.C.

Hoje em dia, restam apenas algumas estruturas e parte das colunas do antigo templo.

Mausoléu de Halicarnasso

Fonte Wikimedia foto de FollowingHadrian

Entre as imagens das 7 maravilhas do mundo antigo, o Mausoléu de Halicarnasso ganha destaque. O monumento foi construído para guardar o túmulo do rei Mausolo, que governou o Império Persa e se casou com Artemísia II, sua própria irmã.

O antigo rei governou entre 353 a.C. e 370 a.C. e a construção do monumento durou mais de 10 anos, com a participação de mais de 30 mil homens.

A obra, projetada em formato retangular, tinha 50 metros de altura e era decorada com estátuas de bronze e esculturas. O edifício era sustentado por 36 colunas, em uma espécie de pirâmide, com 24 degraus.

No alto do prédio, foi instalado uma carruagem de mármore, que era guiada pelos reis e puxada por quatro cavalos. Toda a sua base era feita de mármore e bronze, sendo revestida ainda de ouro.

Colosso de Rodes

O Colosso de Rodes é uma das 7 maravilhas do mundo antigo mais significativas para a época, sendo construído para celebrar à retirada das tropas de Demétrio.

Com mais de 70 toneladas e 30 metros de altura, o monumento foi projetado pelo escultor Carés de Lindos e demorou mais de 10 anos para ser finalizado.

A conclusão das obras ocorreu no ano de 280 a.C. Segundo registros, a gigante estátua era utilizada como acesso à Ilha de Rodes, sendo que as pernas da estátua ligavam as margens do canal.

A estátua tinha em uma das mãos um farol que iluminava as embarcações durante à noite.

Farol de Alexandria

Fonte: Freeimages

O Farol de Alexandria é uma das 7 maravilhas mais impressionante do mundo antigo, sendo considerado o maior da época.

A construção do monumento ocorreu durante o Reino Ptolomaico entre 247 e 280 a.C., sendo projetado pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido.

O monumento, erguido na Ilha de Faros, possuía entre 120 e 137 metros de altura, e contava com uma base quadrada e uma torre octogonal de mármore.

No alto da torre, havia o farol com uma chama que ficava acesa 24 horas por dia. No ponto mais alto do farol, uma estátua de Poseidon chamava a atenção.

A construção foi danificada por três terremotos, o que a tornou uma ruína completamente abandonada.

7 maravilhas do mundo moderno

Os monumentos do mundo antigo são impressionantes, não é mesmo? Mas há ainda outras maravilhas da atualidade que são igualmente fascinantes. Confira as 7 maravilhas do mundo moderno!

Cristo Redentor – Brasil

Fonte: Pixabay

Na nossa lista, começamos por um dos maiores símbolos do Brasil: o Cristo Redentor. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o monumento foi construído entre os anos de 1922 e 1931, sendo inaugurado no dia 12 de outubro daquele ano.

Localizado no topo do morro do Corcovado, o Cristo Redentor possui 30 metros de altura e mais 8 metros de pedestal, e pesa 1.145 toneladas.

A estátua está de frente para a Baía de Guanabara, a 709 metros acima do nível do mar.

Grande Muralha da China – China

Sem dúvida, uma das obras mais impressionantes que compõem as 7 maravilhas do mundo novo.

A construção tem 21.196 quilômetros de comprimento, mede 4 metros de largura e possui uma altura de 8 metros entre a província de Gansu e o Golfo de Bohai.

O monumento foi construído de vários materiais, como pedra, madeira, tijolo e terra compactada.

A muralha conta com torres de vigia e quartéis de tropas, além de estações de guarnição. A obra é tão impressionante e grandiosa que é possível vê-la em imagens de radar, quando registradas em órbita terrestre baixa.

A Grande Muralha é uma das principais atrações da China, e recebe anualmente cerca de 4 milhões de visitantes.

Taj Mahal – Índia

Fonte: Pixabay

Não é à toa que o Taj Mahal, na Índia, está na lista das 7 maravilhas do mundo atual. O mausoléu localizado na cidade de Agra é considerado também patrimônio mundial pela Unesco.

Às margens do rio Yamuna, a construção foi erguida entre os anos de 1632 e 1653, a pedido do imperador Shah Jahan.

O monumento foi erguido com o trabalho de 20 mil homens, provindos dos mais diversos países do Oriente. O Taj Mahal recebe a visita de milhões de turistas a cada ano.

O edifício foi construído em mármore branco e pedras semipreciosas, além de possuir mesquitas, minaretes, cúpulas e jardins ao seu redor.

Machu Picchu – Peru

A lista com as 7 maravilhas do mundo contemporâneo jamais poderia deixar de fora a antiga cidade, Machu Picchu, localizada no Peru.

A pequena cidadela do Império Inca está situada no topo da Cordilheira dos Andes, na região do vale do rio Urubamba.

Construída no século XV e cercada por montanhas, ela possui muralhas de pedras e enormes blocos que foram unidos sem a utilização de argamassa. Na região, é possível ver restos de residências, templos e ruelas.

Chichén Itzá – México

Fonte: Pixabay

Chichén Itzá também desperta curiosidade no mundo todo. Presente na listagem das novas 7 maravilhas do mundo, ela faz parte de um complexo de ruínas maias localizadas na Península de Iucatã, no México.

A suntuosa pirâmide com vários degraus é chamada de El Castillo, sendo destaque na antiga cidade, que viveu seu ápice entre os anos de 600 d.C. e século XIII.

Conhecido também como a Pirâmide de Kukulcán, as sombras espelham a imagem de Kukulcán, a serpente plumada, duas vezes por ano.

O monumento possui esculturas gráficas de pedra em áreas como o campo de jogo de bola, a Parede das Caveiras e o Templo dos Guerreiros.

Coliseu – Itália

Claro que o famoso Coliseu, em Roma, não ficaria de fora das 7 maravilhas do mundo novo. O monumento é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e uma das atrações mais visitadas da Itália.

O coliseu romano foi erguido no século I, mais precisamente no ano de 70 d.C. durante o governo do imperador Vespasiano, sendo finalizado apenas no império de Tito, seu filho.

Construído com areia e concreto, o local era utilizado para espetáculos e combates de gladiadores, execuções e muito mais.

Mesmo em ruínas é possível ver a magnitude desse lugar, que ainda desperta fascínio em todo mundo, já que as habilidades técnicas usadas na construção eram muito modernas.

Ruínas de Petra – Jordânia

Fonte: Pixabay

Na Jordânia, as ruínas de Petra merecem estar na lista das sete maravilhas do mundo atual. A antiga cidade foi esculpida em arenito, sendo uma importante área arqueológica para a Jordânia.

Localizada entre as montanhas, sua ocupação teve início no ano de 1200 a.C. A cidade de Petra viveu seu auge durante os Impérios Romano e Bizantino, mas foi parcialmente destruída por terremotos.

As ruínas que ainda existem são impressionantes, sendo, inclusive, cenários de filmes.

Qual é a única maravilha do mundo antigo que existe até hoje?

Para quem se pergunta qual é a maravilha do mundo antigo existente até os dias atuais, saiba que é a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito.

Construída por volta de 2.500 a.C, o monumento faz parte de um conjunto de três pirâmides, sendo elas Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Para conhecer a construção e também a Esfinge, você precisará desembolsar 120 libras egípcias. Para entrar na pirâmide, é necessário fazer o pagamento de 300 libras egípcias.

Em 07 de julho de 2007, foram anunciadas no Estádio da Luz, em Lisboa, as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, um novo conjunto de obras dignas de serem listadas, como foi feito pelos gregos com as Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

O objetivo é manter viva na memória a beleza e grandiosidade de obras construídas pelo homem e que merecem ser vistas. Há ainda um interesse turístico para criar esta nova lista, fomentando a visitação destes lugares. Vamos conhecer abaixo as candidatas que foram escolhidas como as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Coliseu (Itália)

Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, o Coliseu é o principal símbolo de Roma, na Itália. Palco de lutas entre gladiadores e de massacres de cristãos, hoje conserva apenas uma parte de sua estrutura. Construído em 70 d.C., é uma das maiores construções do Império Romano.

O Castelo de Kukulkan em Chichén Itzá

Chichén Itzá (México)

A Cidade Maia de Chichén Itzá localiza-se na província mexicana de Iucatã. Compõem as estruturas da cidade a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, formando um belo sítio arqueológico desta civilização americana.

Machu Picchu (Peru)

Construída no século XV, Machu Picchu(em quíchua, Machu Picchu significa “velha montanha”) é também conhecida como “cidade perdida dos Incas“. Localizada no topo de uma montanha da cordilheira dos Andes, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru, a cidade hoje é o principal símbolo do Império Inca, que foi destruído com a chegada dos espanhóis à região no século XVI.

O Cristo Redentor no Morro do Corcovado, Rio de Janeiro

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cristo Redentor (Brasil)

Localizado no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor mede 38 metros e foi construído sobre o morro do Corcovado. É o maior símbolo da cidade carioca e também um símbolo do cristianismo brasileiro, sendo inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.

A Muralha da China, fortificação militar localizada no norte do país

Muralha da China (China)

A Muralha da China, ou a Grande Muralha, teve sua construção iniciada por volta de 220 a.C. por determinação do primeiro Imperador Chinês Qin Shihuang, da dinastia Qin, com o objetivo de proteção militar no norte do Império chinês, estendendo-se por cerca de três mil quilômetros.

Templo encravado em rocha na cidade de Petra, Jordânia

As Ruínas de Petra (Jordânia)

Petra é um importante enclave arqueológico da Jordânia, no Oriente Médio. Sua ocupação remonta o ano de 1200 a.C. A cidade prosperou durante os Impérios Romano e Bizantino, mas dois terremotos devastaram-na, sendo o segundo em 551 d.C.

O Taj Mahal, mausoléu localizado na Índia

Taj Mahal (Índia)

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, pequena cidade da Índia, e construído entre 1630 e 1652. Feito de mármore branco por ordem do imperador Shah Jahan, em memória de sua esposa, Aryumand Banu Begam, o Taj Mahal é também conhecido como uma das maiores provas de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Alcorão e incrustado de pedras semipreciosas.

Com tudo virmos um imenso contraste em que mostramos toda antiguidade e modernidade visualizada em uma história em que a base da vida seria formar uma ideia em que possamos voltar ao tempo e rever todos os aspectos da vida em que foram traçadas e tomadas certas construções bem adequadas e construídas de grandes qualidades que até hoje versificamos e temos uma lógica que o mundo se formalizou entre um aspecto mais socializado ao tempo em que certas normas e arquiteturas sempre formalizaram um sistema mais que perfeito entre um desejo de um povo ou raça que deveria contemplar esta imagem como nos mostram até hoje sua construção mais que uma arquitetura bem dimensionada aos padrões de hoje e que hoje se mostramos mais amigável ao sistema e vamos nos conter sob uma plataforma mais abrangente em que possamos desfrutar e guardar este paraíso por mais que fique em nossas lembranças e quero dizer que o mundo fui criado em uma base sólida e lógica em que todos relacionamentos com a cultura e o meio social possam ter nos formalizados por uma noção mais que realista aos nossos entendimentos e que possamos conhecer o mundo melhor por mais arquitetônico que foi e ainda hoje é e precisamos olhar o lado antigo e o lado moderno para entendermos melhor talvez a noção da humanidade e que possamos densificar este termo como um introito a eternidade e vejamos a vida como é a sempre será até os dias de hoje e fique com os meus melhores abraços de um autor e escritor bem tradicional a velha história e obrigado a todos!

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 12/10/2021
Reeditado em 12/10/2021
Código do texto: T7361605
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.