Caçá cum ispingarda véia

- Seo Osvardo! Seo Osvardo!

Pode me emprestá aquela ispingarda véia de carregá pela boca?

Aquela de puxá prá traiz.

Eu tenho escorva e pórva! Chumho e bucha tamém num carece, que tenho aqui que fiz tirando as praca de um acumulador véio.

- Prá que o cê qué a ispingarda muleque?

Sabe não que é perigosa! Já vi caso de ixprudí e mata um muleque com a cara cheia de pórva, chumbo e lasca da escorva. Entrô tudo pelos zóio e nariz. Ficô um difuntinho feio!

- É seo Osvardo, é verdade! Essas coisas véia feita em casa, cum quarqué cano, num tem segurança nenhuma... o Sor tem razão... perdi inté a vontade de caçá.

- Intão, outro dia desses, aconteceu que uma dessas ispingarda véia lenhô, e ficô carregada. Arguém guardô, si esqueceru, e um dia foi pro ferro-véio. Inté intortaro o cano. Um véio lá de uma forjaria foi mexê cá ispingarda véia que recebeu na sucata, e arresorveu isquentá o cano na brasa, prá morde di tirá us zovido do cano que tava inferrujado já. Foi um tirambaço só bem no meio da barriga gorda dele. Coitado inda demorô uns dia no hospitá istrebuchando.

Uma veiz tomém, tava descuidado, e carreguei uns oito dedos de pórva preta no cano, aquela Elefante. Num deu prá tirá mais du cano cum o saca-trapo... Éra certeza que o cano num ía aguentá u estouro... Fiquei cum medo, muleque, eu qui tenho ixpiriença cu essas coisas. Qui fiz, muleque: engatilhei a bixa puxando o cão pá traiz, fiquei imbaxo dum barrando, e jóquei a ispingara ingatilha lá prá cima... Foi uma baita explosão. Fui lá pegá e surpresa que o cano aguentou a parada! Mas a coronha quebrou no meio. Acabou aí a caçada. Fiz outra coronha e tenho inté hoje a ispingardinha de lembrança. Mandei inté cromá as peças.

- Cê sabe Seo Osvardo, acho qui nunca mais vô querê usá essas ispingardinha véia de carregá pela boca! Um dia quem sabe, consigo compra uma Henrique Laporte de cano tronchado por dentro e aço bom sextavado por fora. Uma beleza e muito mais segura.

- Larga mão disso muleque atazanado! Prá que caçá bicho e passarinho que tão aí imbelezando a natureza? Pensa bem, qui mar eles fizero prô cê? Oia aqui, si qué um conseio, pára cum essas incrinação di dá tiro. Um dia o cê acaba tomando um!

- É verdade Seo Osvardo! Vô siguí os seus conseio! Brigado Seo Osvardo!

Marco Antonio Pereira

15/11/2021

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 15/11/2021
Reeditado em 15/11/2021
Código do texto: T7385934
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.