Imparcialidade Psicossocial

- Estou aqui para lhe levar para um novo modulo, onde tem mais paz e tranquilidade. - Informou a coordenadora Renata do modulo para o qual seria transferido.

- Vamos realizar um período de adaptação. Você aos poucos vai para o modulo D - Disse a enfermeira Fabiola responsável pelo modulo E, no qual se encontrava Zé do Milho.

Decepcionado, Zé do Milho apenas acenou com a cabeça, na primeira vez não sabia o que lhe aguardava, por isso foi com receio. Um dos técnicos em enfermagem pegou uma máscara de proteção e colocou nele por causa da covid 19. Depois em Zé do Milho e se prontificou.

- Vamos ao modulo D ?

- Sim vamos! - Respondeu Zé do Milho.

Assim, todos os dois com mascaras, andaram até a segurança do modulo psiquiátrico. Os cumprimentaram passando pelo corredor que levava a recepção onde novamente havia mais funcionários e também os cumprimentaram. Então fora do prédio seguiram em direção ao modulo D, o qual foi mudado do prédio devido a pandemia do covid 19.

- Bom dia. - os dois, técnico em enfermagem e Zé do Milho cumprimentaram os funcionários. - Trouxe um paciente para passar o dia aqui, ele é um paciente tranquilo, não causara problemas.

- Tudo bem. Qual o nome dele? - perguntou Tais, outra enfermeira do modulo D.

- O nome dele é Zé do Milho.

- Me acompanhe, seu Zé, vou leva-lo a sala de atividades, lá lhe apresentarei a alguns profissionais.

O técnico partiu para voltar ao entardecer e Tais levou Zé do Milho para a sala de atividades, onde apresentou, a terapeuta Jussara, a assistente social Alexandra e o psicólogo Leonardo.

- Como fica minha situação de desinternação ? - a aflição dominava Zé do Milho.

- A assistente social Alexsandra fará semanalmente uma ligação ao fórum tratando do assunto.

- Tudo bem. - menos aflito respondeu Zé do Milho.

- Daqui a meia hora faremos a ligação desta semana, tomara que consigamos já está semana sua desinternação. - entusiasmada disse Alexandra.

Passou-se a meia hora.

- Vamos fazer o telefonema, seu Zé ?

- Sim, claro doutora.

Partiram para a sala de coordenação. A Alexsandra pegou o telefone, teclou os números do fórum e apresentou-se.

- Bom dia, com quem falo ? Sou assistente social do hospital psiquiátrico de Salvador e preciso saber da situação do paciente Zé do Milho.

- Com Sueli. A situação ainda é de espera, mas o processo de desinternação já se encontra na mesa do juiz.

Zé do Milho que acompanhou toda a conversa se entristeceu; Alexsandra, desligou o telefone e explicou tudo o que havia conversado a ele. A esperança ficou para a semana seguinte.

O entardecer chegou e então veio busca-lo o técnico em enfermagem.

No modulo E, onde ficaria até se adaptar a transferência, Zé do Milho dormiu. Depois de dois dias foi chamado novamente para continuar o período de adaptação ao modulo D, desta vez passaria a noite.

Com o período de adaptação concluído e após declarar que não queria ir para o modulo D, Zé do Milho foi vencido, transferiram-no para o modulo D, onde se encontrava os pacientes crônicos.

A semana passou-se rápido e como prometido ligaram novamente para o fórum com a finalidade de terem despachado o pedido de desinternação, só que não tiveram uma resposta positiva.

Assim se passou um bom tempo até desinternarem Zé do Milho.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 05/12/2021
Reeditado em 05/12/2021
Código do texto: T7400457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.