NA ROÇA

Um senhor da cidade de repente se viu numa situação um tanto problemática, pois ele tinha que procurar seu filho numa roça que nunca havia passado na sua nem de dia e nem de noite, mas agora numa noite chuvosa e com muito barro lá estava ele na estrada.

É nesta hora seus titulos academicos de nada lhe serviriam, só que muito agitado e inteligente ele se atirou na mata, achando que seria fácil achar seu filho na fazenda em que ele estava.

Isto ele pensou, porque na verdade não foi o que aconteceu, pois o tempo naquela noite estava escuro, com neblina e quando percebeu ele já havia se perdido na mata.

Nossa ele ficou furioso e com medo, mas como não dava pra voltar para a cidade, ele simplesmente pessou consigo mesmo:calma voce vai conseguir sair daqui, afinal voce é inteligente, e é um respeitável profissional na sua area, e não será o caminho de uma roça que o fará desistir de alguma coisa nesta vida.

Então disse a si mesmo em voz alta:

-É preciso parar de andar em circulos, e esperar alguem passar nesta estrada para me localizar"...

Sim ja fazia tempo que ele estava perdido, por isto resolveu parar na estrada mesmo com barro e com o farol do carro aceso.

De repente ele avista alguem vindo bem devagar em sua direção, numa carroça cheia de sacos de alguma coisa.

Então quase que euforico ele sai do carro e pergunta ao matuto:

-Ei senhor, por um acaso pode me dar uma ajuda, eu preciso chegar na fazenda do prefeito da cidade, mas eu me perdi!

O pião desconfiado com jeito bem bregeiro, olha bem pra ele, olha para o carro, coça a cabeça, torce o chapeu enxarcado da chuva olha para os lados e então fixa seu olhar num trator que passa bem perto deles, e finalmente lhe responde:

-Oia moço, a noite ta escura por demais num sabe, a chuva ta caindo sem dô di nois, e num sei cumé que vo insina o moço chega lá, mais primero di tudo priciso memo é conta uma coisa pro ocê...

Sorrindo o senhor da cidade o interrmpe dizendo para ele:

-Mas meu amigo eu estou perdido, só quero sua ajuda!

E o matuto olhando pra trás observa o trator passando por eles!

-Ta memo dotô, mais oia, priciso visá uma coisa antes pro ocê!

E o senhor da cidade mais uma vez o interrompe:

-Moço só quero saber onde fica a fazenda do prefeito, porque meu filho esta lá e preciso busca-lo...O senhor pode ou não me ajudar, dizendo onde fica a tal fazenda?

Nesta hora o pião coça de novo a cabeça, olha bem pro carro e responde:

_Oia moço, até sei ispricá pro ocè cume que chega lá, mas agora pro cê chega lá, já é tarde por demais num sabe!

Como assim tarde demais? O que o senhor quer me dizer com isto?

E o matuto explica finalmente o que queria dizer desde o inicio...

_Si o moço quise memo i nas terras do prefeito, primero tinha que saí desse tolero, mais agora eu acho dificil por demaiiis o sinhô sai dai, purque o trator que podia juda ocê saí dai, cabo de passa com o fio do prefeito enriba dele!

E o senhor da cidade pasmo o olha e diz:

-Mas amigo, porque não me avisou que era o filho do prefeito?

-Oia moço primeiro eu quiria visa ocê que seu tomovel tava tolando, e nois divia chama o moço que tava emriba do trator pra juda, mais ocê num dexo eu conta pro ocê!

Apavorado o senhor da cidade olha bem para o seu carro e o ve totalmente atolado na lama.Agora sim ele precisava de muita ajuda!

E o matuto tentando acalma-lo lhe fala:

-Liga não moço, manhã de manhã passa gente aqui eai o sinhô pedi ajuda pra tira seu tomovel dai e dispois que o sinhô sai do tolero, o sinhô vai nessa direção lá pra riba, intão o sinhô anda umas légua oiando nus portão das fazenda a praca iscrita "Fazenda do Prefeito" é lá memo que o sinhô precisa acha, mais tem uma coisa si demora muito a incontra, o mio memo a faze a vorta e i pra casa num sabe, mas primeiro...

E o senhor da cidade grande achando que ia ouvir outra conversa longa interrompe furioso o matuto dizendo.

_ Poxa meu amigo, porque não me avisou que o filho do prefeito estava naquele trator que passou, pois ele podia ter me ajudado a sair daqui deste atolero e me levar na sua fazenda?

E o matuto mais uma vez preocupado lhe responde!

-Oia eu inté quiria dize isso pro ocê, mais ocê mi terrompeu por demais uai, só que... agora pera ai, eu tenho que ataia nossa prosa rapidinho seu moço e ve se me iscuita dessa veiz... se eu fosse o sinhô eu entrava nu seu tomovel rapidinho rapidinho purque seu carro tolo de veiz memo e nois num pode faze nada, e aquela onça ali num que espera nois termina essa prosa não!...

E os dois saem correndo...rs

Um entra no carro correndo e furioso pensando que o matuto não o avisou sobre o trator que podia ajuda-lo a chegar na casa do prefeito para buscar seu filho, e outro sobe em cima da carroça resmungando muito baixinho!

-Povo da cidade! Eise acha qui nois é tudo gnorante, mais eise é qui são pressado por demais, nunca espera nois fala as coisa sô!

Moral da história...Em primeiro lugar, cada ambiente existe um rei que o domina, em segundo a pressa é inimiga da perfeição, e em terceiro se respeitasssemos as pessoas ouvindo=as como se deve resolveriamos a metade dos problemas no mundo!...rs

História veridica do meu cunhado...rs