O BRUTO E O POETA - DIÁLOGO



 
 
Você é feliz? Perguntou o bruto ao poeta.
- Sim. Responde o poeta. Sou muito feliz.  Aliás, felicíssimo.
Posso saber por que tanta felicidade?  Insiste o bruto.
- Para ser feliz não precisamos de motivos. Responde o poeta.
Como assim?Você é feliz à toa? Pergunta o bruto.
- Claro que não amigo. Eu amo a vida, as flores, o sol, o mar, o céu, a lua, o vento, a chuva, os bosques, os campos, os prados, os rios, as cachoeiras e cascatas. Amo a música como um todo, as poesias e canções. Amo os meus pais, meus irmãos, meus parentes, amigos e entes queridos. Resumindo: Amo a Deus sobre todas as coisas.
Engraçado, comenta o bruto: Você disse que não precisa de motivos para ser feliz, mas elencou tantos!...  Por quê?
- Exatamente. Responde o poeta. Eu citei alguns dos motivos que fazem um homem feliz apenas para elucidar, pois todos os motivos estão contidos no último: “Amar a Deus sobre todas as coisas”.
- Desde o ar que respiramos ao nosso último suspiro da vida quem coordena e decide é Deus, Pai Criador. Nos apenas seguimos o ciclo aqui na Terra. Quando amamos Deus amamos a natureza e toda criação Dele advindas.
Maldita seja a minha natureza bruta e cega, resmunga o bruto com lágrimas vertendo nos olhos. Não aprendi amar nada e ninguém; quanto mais a Deus em quem eu nem acredito...
Será que com tanta ignorância, brutalidade e incredulidade um dia terei chance de dizer que sou feliz?
Claro que sim, caro amigo.  Poderás ser feliz a partir do momento que tu quiseres. Basta abrir os olhos e olhar ao teu redor. Procurar ouvir as canções embaladas pelos pássaros ou aquelas que estão no ar, quase imperceptíveis, nelas se concentrando. Preste muita atenção e logo verás que a vida é bela e tem todo sentido do mundo
O amor à vida é que nos traz felicidade.