Amor de criança!

Alguém disse “Amo torta de Morangos”

Minha pequena flor – minha sobrinha de quase quatro anos - perguntou-me então!

- Tio o que é amor?

Tentei explicar de maneira simples...

Quando se experimenta algo muito gostoso que nunca havia provado, é como se você estivesse sozinha com você mesma, seus olhos não vem nada..sua boca se enche de uma vontade gostosa de mais um pouco daquilo, e o cheiro que você experimenta fica marcado para sempre em sua cabeça!

Você só pensa em querer mais e mais!

- Mas e se acabar pra sempre tio?

Veja bem... Acabar não acaba, você pode e vai sentir saudades, vai continuar sua procura pra sempre e mesmo que você não encontre nada igual, ainda assim irão aparecer coisas novas e gostosas e você vai poder dizer que ama isso ou ama aquilo, por muitas e muitas vezes ainda.

- Mas e se eu num quiser outra coisa?

Ai você vai ficar ansiosa o tempo todo querendo encontrar o que experimentou; Vai procurar uma vez, duas vezes, e de novo e a cada dia que passar seu desejo também vai aumentar...melhor mesmo é esquecer, se apegar a outra coisa.

...mas tiu... – risinho encabulado – Você mordeu sua mamãe?

Surpresos - eu e minha outra irmã presente - e disfarçando os risos eu respondi.

Não, nunca mordi minha mamãe, por quê?

- Eu também não mordi a minha, mas eu “Amo a minha mamãe”

Antes que tenta-se formular didaticamente uma explicação ela se adiantou...

- tio você falou que agente tem de experimentar pra gostar...

Sim eu me referia a torta de morangos que sua mamãe comprou. Mas veja bem, vamos ver se você me entende.

Quem comprou a torta de morangos pra você?

-A mamãe, na padaria.

Certo e você vai se lembrar disso para sempre não vai?

- Fez que sim com cabeça –

Então de todo amor que você sentiu quando apreciou o sabor da torta , parte dele você transferiu pra sua mamãe querida, que sempre faz ou compra coisas gostosas pra você comer; mas não só coisas gostosas pra comer. Ela te dá atenção, ela ensina você a brincar, ela te da banho – não que isso seja legal – ela dorme com você, te leva pra lugares maravilhosos, te explica muita coisa e aprende muito com você também.

Assim mesmo não sentindo o sabor da sua mamãe, você sempre vai se lembrar dela, ela vai ter sempre um gostinho de mamadeira quentinha, e do docinho vermelhinho da torta de morangos, vai ter o cheiro verde de passeio no parque e xampu de neném; você sempre vai lembrar do calor dela quando se deita com você na sua caminha, e vai se acostumar com a mão dela te fazendo carinho enquanto você cochila.

Isso também é amor!

- mas eu não quero esquecer minha mamãe, e nem quero trocar ela por outra mamãe!

Claro que não! Você não precisa esquecer a mamãe e nem trocar de mamãe, o amor que agente sente por outra pessoa é diferente do amor que sentimos por outras coisas. O amor da torta é sobre o sabor gostoso e docinho que agente num esquece. Mas o amor da mamãe agente vai sentir pelo resto da vida! Entendeu?

-... Tendi... -

Então veio aquela pergunta encorujadamente tola que agente sempre faz para crianças.

E quem você ama mais a titia ou do titio?

- me olhando de Baixo pra cima com olhos distantes e arregalados – num gesto rápido indicando e escondendo a mão ela respondeu.

Me da mais torta?