A grama cresceu (EC)

Duas versões para um mesmo tema.


 
 
1 - A grama cresceu, ela pensou enquanto olhava pela janela do quarto o seu jardim renascendo. A grama está crescendo, ela pensou outra vez, enquanto se olhava no espelho e via sua cabeça antes totalmente raspada, já apresentando os fios crescendo. Eu também estou renascendo, pensou, enquanto passava um batom bem vermelho nos lábios carnudos. Pegou a peruca que mandara fazer com os próprios cabelos, que sempre foram o seu orgulho, a sua vaidade e colocou na cabeça.Olhou-se bem no espelho, fez caras e bocas, não ficou satisfeita. Tirou  a peruca e colocou-a em seu suporte – uma cabeça sem cabelos e sem rosto. Olhou bem para ela, disse: tiau menina. Pegou a bolsa e foi em direção a porta de saída.


O%252520gengibre%252520e%252520a%252520quimioterapia.jpg






2 – Olhou-se no espelho admirando sua bela cabeleireira. Eram bonitos os seus cabelos. Desde menina os tinha assim, sedosos, com um leve toque de ondas que lhe davam um ar de sedução. Toni adorava os seus cabelos, mais de uma vez lhe confessara – Primeiro eu lhe amei por seus cabelos, depois veio o resto.

A lembrança daquele dia pairava entre eles. O médico não usara meias palavras para explicar o que aconteceria aos seus cabelos depois que começasse a terapia. Ela sentiu seus pés se afundando no tapete macio como se fosse um alçapão. Doeu mais do que saber da doença. Toni assentado ao seu lado apertara suas mãos. Em casa, ele tentou tocar no assunto, mas em vão. Seu mutismo o exasperara e ele foi para o jardim, onde furiosamente cortou toda a grama, de uma forma que ela achou acintosa, violenta.

Os dias de espera foram longos e calados. Eis que é chegada a hora, pensou ela mais uma vez, olhando no espelho e segurando uma lágrima entre os cílios.Toni havia saído para o jardim para preparar o carro. Iria com ela, ele insistira embora isso a contrariasse.Pensara até em fugir, ir para bem longe esperar a morte. Mas com seus cabelos intactos. Ele a chamou, do lado de fora da casa. Ela se aproximou da janela e o viu todo sorridente. Havia chovido a semana toda e o jardim estava lindo. Foi então que ela ouviu a frase mais bonita de todas que já ouvira antes. Toni, apontando a grama lhe disse sorrindo: Veja meu bem, a grama cresceu.

E ela saiu para encontrar- com ele. Passou pelo espelho e nem se olhou.