Foto Leti Ribeiro - Dona Dalva minha mamãe
 


**MORA NO MEU CORAÇÃO**

Sábado de manhã foi à igreja com meu esposo e minha filha, ao chegar lá, a professora da escola bíblica me cumprimentou com um abraço e me chamou atenção:
- Você até hoje não comprou a lição de sua filha?
- Pode puxar minha orelha! Brinquei. - Semana que vem trago! Respondi e como sou muito afetuosa, aproximei-me para dar um beijo e um cheiro... E para minha surpresa ela estava com puro cheiro de cebola.
Depois que ela saiu, aproximei-me do meu esposo e comentei baixinho:
- Ela está puro cheiro de cebola! Rimos discretamente olhando um para o outro.

Ao chegar em casa, me lembrei de contar para meu esposo:
- Querido, estive na casa de mamãe ontem?
- E aí como ela está, já está melhor?
- Sim, graças a Deus está bem melhor, se recuperando bem da cirurgia e já conseguiu dar alguns passos com o andador, só que está bem depressiva ainda, e me reclamou que os remédios anti-depressivos que toma, já não deixa ela mais chorar... Parei de contar e comecei a rir.
- O que foi que você está rindo? Perguntou meu marido.
- Que lembrei que fiz "graça" para minha mãe hoje! Escuta o que falei para ela quando me disse que não está conseguindo chorar mais. Falou que está com as lágrimas presas e se sentindo abafada, eu respondi: - Já sei um remédio que vou trazer para senhora mãe! Vou comprar umas cebolas para senhora descascar! Hehehe.. Então meu marido, chorou de rir e eu também... - Crêdo querida, isso é humor negro! Ele falou
-Não exatamente, falei com intenção de fazê-la esquecer da tristeza e ter vontade de rir . E funcionou, consegui distrai-la, deu risada junto comigo. E a conversa com mamãe continuou, ela respondeu:
- É, filha! O caso não é pra rir, é sim chorar... Fico aqui sozinha e com a tristeza sendo minha companhia.
- Sim, minha mãezinha, eu sei. Mas não fique triste, nos estamos sempre aqui. Papai fica ao seu lado todo dia. A Dona Luci ( acompanhante) passa sempre todos os dias da semana com a senhora. Hoje o Teco ( irmão caçula ) e suas filhas passou o dia com a senhora, creio que te deu um pouco de carinho e atenção! A senhora sabe que o vida não é fácil e temos de lutar pela sobrevivência.
- Mas meu coração fica penoso de saber que criei doze filhos e nenhum mora comigo...
- Mãe, é o ciclo natural da vida! Não moro aqui, mas a senhora mora no meu coração! Venho todos fins de semana passar alguns momentos com a senhora. Reflita, o que a senhora fez por nós hoje temos de fazer pelos nossos filhos... Veja o Zezé ( irmão mais velho), agora tem as três filhas e a atual esposa dele. Ele tem que dividir a atenção com elas e também o netinho que chegou, além disso, ele tem que trabalhar visitando seus clientes, pagando suas contas... É assim para todos nós. A família toda sempre a mesma correria. Mas decorrer da semana todos vem visitá-la .
- Mas, você poderia morar comigo! Falou a velhinha chorosa.
- Mamãe, como posso fazer isso? Trabalho fora, tenho que cuidar de minha casa, que lutei tanto para adquirir... E meu esposo, ele também precisa de minha atenção e minha filhinha que está pequena ainda...
- É filha! Eu sei que a vida é assim. Acabou admitindo.
- Então, vamos aproveitar deste momento que estamos juntas e ficar felizes, minha velhinha EU TE AMO!

                                                                                                         FIM

* Uma história verídica. Diálogo principal eu e minha mãe, senhora de idade de 79 anos, tem doença de parkinson e operou recentemente de fratura no fémur. O tempo passa e a lei da natureza no traz a velhice. E não esqueçamos de praticar o mandamento de Deus: Honra teu pai e tua mãe, para que prolongue os teus dias na terra, que o senhor teu Deus te dá, Êxodo: 20:12.

 

****
 
126385-mini.jpgSabe, a emoção me tocou fundo agora...
Primeiro você me fez rir, até ía te aconselhar que sua mãe passe alguns dias frequentando a escola bíblica sentadinha ao lado da professora da sua filha, Talvez o cheiro forte da cebola faça sua mãe chorar. (Risos).
Depois  emocionei-me, as palavras carinhosas que você disse a sua mãe...
Queria muito ter tido a oportunidade de dizer a minha também,
Mas quando ela faleceu eu era muito nova, não tinha muita noção do amor de uma mãe, o quanto ela era importante pra mim, hoje eu sei...
Tenho uma filha   e vejo o quanto é importante essa manifestação
de carinho e amor entre pais e filhos!
Parabéns minha amiga querida,  por fazer-me rir, 
emocionar-me com esse seu Conto tão lindo da sua vida real.
Que Deus te abençoe sempre como filha, como mãe,
Como esposa e amiga!
Beijos de muita luz em seu coração.
 
                                                       31/07/2013  Marinez Vidal
 
 
Reposta para minha amiga poetisa Marinez:
 
******* Nossa! Amiga! Como você é uma pessoa especial.
Sabe usar as palavras como mãos que afagam...
Me tocou muito! É isso mesmo que queria transmitir...
Nem sempre os olhos que lêem receptam o que queremos mostrar...
Alguns não têm a mesma sensibilidade... 
Queria que todos refletissem...
Se deixarmos a rotina nos consumir
e não conseguirmos dar a devida atenção  a nossa mãe
que um dia, não nos negou amor e cuidados...
E agora necessita do nosso reconhecimento!

Sofro por não ter condição de dar
maior atenção e cuidado para minha querida mãe
e a carência dela me toca! Mas Deus conhece bem as nossas limitações
E sei dizer que dentro do meu tempo,
Procuro separar sempre um dia de amor para minha mãezinha!
Afinal amor de mãe é sem igual
e sei o que faço por ela,
um dia a minha filha fará por mim,
porque o exemplo fala mais alto que palavras.
 Leti Ribeiro