O que disse Alice

Jeremias entrou no quarto enquanto Francisca amamentava Alice, a filha de ambos, balançando-se suavemente na cadeira de amamentação. Ele beijou-a no rosto e sentou-se, em silêncio, noutra cadeira em frente à ela.

- Você falou com Juliana? - Indagou Francisca finalmente, vendo que Jeremias não tomava a iniciativa.

- Falei sim - respondeu ele, aparentemente absorto nos próprios pensamentos. - Ela me disse que não vai desistir sem luta.

- Nestes termos? - Estranhou Francisca, ajeitando Alice nos braços.

- Em 20 anos de consórcio, Juliana nunca fez questão de que dormíssemos no mesmo quarto... diferentemente de você. Pois agora, quando estou em casa... na casa dela, quero dizer... passamos rigorosamente todas as noites juntos.

Francisca trocou o bebê de peito, não se preocupando em cobrir o que acabara de ser sugado, como se fosse um lembrete para Jeremias. A visão do mamilo rubro pareceu ter causado o efeito desejado.

- Eu não sei o que está acontecendo comigo, Francisca... - declarou Jeremias, aturdido, levando a mão ao rosto. - Tudo estava tão claro da última vez em que combinamos que iríamos oficializar a parceria... mas agora... eu não sei...

- Seu coração está dividido? - Questionou ela.

- É mais do que isso - avaliou ele. - É como se eu soubesse que Alice iria me condenar, no futuro, e isso me causa um grande desconforto.

Só então Francisca cobriu o seio descoberto, e encarou Jeremias com determinação.

- Alice ainda não disse nada, nem poderia: é um bebê de seis meses. Mas acha mesmo que, no futuro, ela iria condenar seus pais por se amarem?

- Eu sinto a dor de Juliana... - Jeremias parecia realmente atormentado. - Talvez pelo fato de dormirmos juntos agora, e ela muitas vezes chorar, abraçada comigo, sempre repetindo que não quer me perder.

Francisca começou a acariciar as costas do bebê, enquanto falava.

- Eu não vou recriminar a minha própria irmã... - declarou, num tom duro - mas estou achando suspeito como você parece ter voltado desse período na casa de Juliana tão... sincronizado com o sofrimento dela. Não creio que apenas o fato de agora estarem dormindo na mesma cama justifique essa súbita empatia...

- O que você quer dizer?

- Minha irmã não é tão boa em magia quanto eu, mas não duvidaria de que ela tenha requisitado alguém para fazer um encantamento capaz de te fazer mudar de opinião. Sutilmente, claro.

- Então essa dor que eu sinto quando penso no julgamento futuro de Alice...

- Parece ser mais o sofrimento presente de Juliana - deduziu Francisca. - O qual eu lamento, mas ter Alice e você perto de mim, hoje, em bases permanentes, é muito mais importante.

E colocando o bebê no ombro para arrotar, acrescentou de forma incisiva:

- Há um modo fácil de descobrir se Juliana enredou você em algum feitiço piegas, e se for confirmado, não pense que vou ter pena dela somente porque é minha irmã caçula.

- Eu te amo, você sabe... - murmurou Jeremias. - Mas agora, é como se houvesse um véu de dor entre nós.

- Pois é hora de rasgar esse véu e deixar o sol brilhar novamente - declarou Francisca de modo taxativo.

- [10-07-2018]