O amor não acaba ele apenas muda de forma...

...ou pelo menos não deveria.

Cássio e Helena um dia se encontraram, um daqueles encontros que a gente espera ter algum dia na vida, se olharão, se amaram e algum tempo depois casaram.

Helena sempre foi do tipo que não tinha o sonho de se casar, não esperava por isso, ela se considerava livre demais para as amarras que um casamento traz. Mas com Cássio as coisas simplesmente aconteceram, ela se sentia livre, suas inseguranças e medos perante a um casamento foram pouco a pouco se dissipando. Helena ainda era livre, mas agora ela dividiria sua liberdade com Cássio.

Cássio já havia encontrado o amor algumas vezes, mas com Helena foi diferente. Ela tinha aqueles olhos escuros onde ele conseguia ver toda a sede por viver e descobrir o mundo. Cássio considerava Helena muito inteligente, não para as ciências muito menos para as artes, ela não entendia nada dessas coisas, mas sim inteligente para as coisas da vida. Cássio esperava sim um dia se casar, e quando conheceu Helena soube desde os primeiros encontros que seria com ela.

Alugaram um apartamento, viviam felizes. A vida era tranquila, era boa, um amor que traz calma, paz e conforto mesmo nos dias mais difíceis. Cássio aprendia muitas coisas com Helena, coisas sobre a vida. Helena aprendeu com Cássio sobre tecnologia, que a era coisa dele. Juntos cresceram e aprenderam muito um com o outro.

Cássio ouvia dos amigos com certa frequência suas reclamações sobre a relação com as esposas. Coisas como “minha mulher reclama demais” ou “a chata da minha mulher”. Outro dia ouviu de um amigo que ele estava se sentindo sufocado com os ciúmes de sua esposa pois, ela sempre vasculhava suas coisas e até mesmo seu telefone em busca de alguma prova de traição. Naquele dia Cássio chegou em casa, e perguntou a Helena se alguma vez ela já tinha mexido em suas coisas por desconfiança sua.

Helena : Olha Cássio, não vou mentir para você, uma vez eu já peguei sim seu telefone, mas tem senha, então desisti e não tentei mais.

Cássio: Mas você estava desconfiada de mim, que eu estava escondendo algo de você?

Helena :Não por desconfiança, mas por curiosidade mesmo, eu não desconfio de você, a gente não precisa esconder nada um do outro, até hoje não senti nada em você que me fizesse desconfiar de nada, mas me promete uma coisa?

Cássio: Sim.

Helena: Se algum dia você sentir algum sentimento por alguma outra pessoa você poderia me dizer?

Cássio: Como assim?

Helena: Todo mundo se sente atraído por outras pessoas, isso é normal, independente de estar em um relacionamento ou não. Você pode olhar para alguém e achar essa pessoa linda, deslumbrante. A questão é o que você faz com isso. Se você ama romanticamente a pessoa que esta com você isso não significa muita coisa, você simplesmente segue a vida, mesmo achando aquela pessoa e muitas outras bonitas. Mas se você encontra alguém e passa a possuir algum sentimento por aquela pessoa, algo que você não consegue controlar significa que algo mudou dentro de você. Ninguém tem a obrigação de permanecer com outra pessoa, se você sentir isso quero que me diga, porque assim não haverá motivos de desconfiança entre nós. Provavelmente a gente irá terminar nosso relacionamento, mas será um termino sem brigas, sem discussões. Nosso amor apenas se transformará, de um amor romântico, para um amor amigo.

Cássio: Acho que entendo o que você quer dizer, um termino sem traições, sem magoas, sem mentiras.

Helena: Sim, uma traição é algo muito ruim. Trair a confiança para mim significa brigas, discussões e que nunca mais vou querer olhar para você de novo. Você tem que saber que pode me dizer qualquer coisa, mesmo que as palavras sejam duras de dizer e as frases difíceis de ser completadas. A mentira é muito mais dolorosa e um dia a verdade sempre vem, que ela venha então de você.

Cássio pensou por dias nas palavras que Helena disse a ele, “que a verdade sempre venha de você”. Cássio amava Helena demais e nenhuma outra pessoa o interessava a ponto de deixar Helena.

O tempo passou, até que um dia se descobriram grávidos, nada planejado, simplesmente aconteceu. O pequeno Luiz chegou na vida deles e a partir dali eles viveram coisas que eles não esperavam, mas, ao mesmo tempo foram os momentos mais felizes e de aprendizado que já viveram. Agora já não era mais dois, eram três, e o terceiro era a coisinha mais importante da vida dos dois e dependiam dele para tudo. Eles sabiam que suas vidas não seriam mais a mesma a partir dali.

O tempo passou, Luiz cresceu e os dois aprenderam uma nova forma de amar, o amor por seu filho e principalmente o amor um pelo outro. Os dois sabiam que de alguma forma aquele amor tinha mudado, se transformado, amadurecido. O amor nunca acaba, ele apenas se transforma.

Cássio conheceu uma nova funcionária em seu trabalho, Júlia, e logo sentiu algo diferente, algo que o atormentou por noites, e que ele não sabia ao certo o que era. Na verdade ele sabia, e se lembrava daquelas palavras que há anos Helena pronunciou a ele “que a verdade sempre venha de você” .

Júlia e Cássio se tornaram próximos, os dois nutriam um sentimento, eles sabiam, mais Cássio ainda era casado. Cássio então decidiu contar a Helena sobre seus sentimentos e foi em uma noite fria, depois de colocar Luiz para dormir que Cássio conversou com Helena.

Cássio: Helena, eu amo você, durante todos esses anos construímos um lar, Luiz veio para transformar nossa vida e de certa forma transformar nosso amor. Sinto que o meu amor por você se transformou, em amor um companheiro, um amor amigo, um amor leal.

Helena: Você conheceu alguém?

Cássio: Sim, mas não aconteceu nada entre nós, juro, você sempre me diz que a verdade tem que vir de mim, e aqui esta, apenas a verdade, sem mentiras, sem traições, apenas meu amor, meu grande amor leal por você.

Helena: Como tudo em nossa vida, as coisas simplesmente acontecem. Nosso amor aconteceu, nosso casamento, nosso filho e agora a mudança no nosso amor. Amo você e já sentia há algum tempo nosso amor se transformando. O amor não acaba, se transforma, e o nosso se transformou, em companheiro, compaixão e lealdade.

Os dois se abraçaram, choram, riram e se despediram, a partir dali a vida ira mudar outra vez, como o amor dos dois.

No dia seguinte conversaram com o pequeno Luis, disseram a ele que o pai iria morar em outra casa e que agora ele teriam duas casa, dois quartos, tudo multiplicado, até o amor.

Cássio ficou dormindo no quarto de Luis até conseguir alugar uma casa no mesmo bairro que do filho,isso era prioridade para ele. Consegui um apartamento, muita coisa mudou, mas companheirismo por Helena permaneceu, uma grande amizade nasceu e Luis foi crescendo em lar em dobro.

Um lar com dobro de tudo, principalmente amor. Cássio agora namora Júlia, que ficou encantada com a cumplicidade da relação entre ele e sua ex-esposa. Júlia agora também amava em dobro, amava Cássio e tinha agora o pequeno Luis também como um dos seus.

Luis também tinha amor dobro na casa da mãe, onde os dois adotaram um cão chamado Paçoca, que tinha um amor tão grande que poderia multiplicado facilmente por três ou quatro.

O amor não muda, se transforma e às vezes se multiplica, se dobra, se triplica. O amor continua sendo amor, de várias formas, de vários jeitos.

Quanto mais amor mais fervor.