O divertido filme “Tudo Por Uma Esmeralda", protagonizado por Michael Douglas e Kathleen Turner, sem dúvida, merece muitos aplausos.
 
Saindo do universo fictício, abraçando a nossa querida realidade, uma esmeralda gigante foi parar nos EUA após provar um enredo animado que disputa, pau a pau, com o filme de 1984.
 
Tudo começou numa serra baiana em 2001.
Exatamente lá a esmeralda Bahia foi descoberta.
Na primeira aventura, a pedra preciosa (pesando 400 quilos) utilizou uma mula a qual teria sido atacada por uma onça.
A mula não sobreviveu, mas quem levava a esmeralda escapou, pois, somente dessa forma, a gente conheceria o relato tão fantástico.
 
Resumindo a trama, correndo da onça a esmeralda alcançou São Paulo, depois quase ficou nas mãos de um gringo o qual, precisando viajar, combinou esperar o envio do produto. Ele seguiu aguardando ansioso, esperou demais, mais um pouco, porém nunca recebeu a encomenda.
Esse suposto comprador possui uma foto ao lado da esmeralda, contudo garante que o comprovante o qual indica a compra sumiu no ardente fogo ateado pelo seu melhor ex-amigo, durante os recreios, conforme insinua a grave denúncia, um ardente fã do louco Nero.
 
Que tremenda confusão!
A cobiçada pedra também já enfrentou o furacão Katrina.
 
* Ufa! Após implacáveis furacões, viagens cansativas, mentiras criativas, várias trapaças e incríveis mistérios, a esmeralda sobreviveu.
A Justiça americana agora definirá quem vai ficar com a pedra.
Há cinco pretendentes e o Brasil querendo a posse da esmeralda.
 
Aliás, eu considero esse o grande absurdo da ocorrência.
Como a esmeralda Bahia pode estar nas mãos da Justiça americana?
 
A maneira que a enorme pedra viajou, os detalhes do negócio ilícito, as pessoas trapaceiras, aqueles os quais enganaram, os ludibriados...
Não interessa!
Nada justifica a participação decisiva dos EUA no episódio.
Se o tesouro é nosso, ou seja, se a esmeralda pertence aos brasileiros, mulas, onças, aventureiros, trambiqueiros e malandros concordam que ninguém pode contestar a verdade.
 
Rápido a esmeralda Bahia precisa se tornar um patrimônio nacional.
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 19/05/2015
Reeditado em 19/05/2015
Código do texto: T5246920
Classificação de conteúdo: seguro