Easter Egg

- Perpugilliam Brown?

Peri Brown ergueu ambas as sobrancelhas quando ouviu seu nome ser pronunciado por extenso pelo homem que acabara de tocar a campainha de sua porta.

- Sou eu - respondeu secamente. - E você é...?

- Douglas Hutchinson - apresentou-se o visitante, um rapaz gorducho e vermelho, cerca de 30 anos de idade. - Eu sou programador, e trabalho para a TF Services.

- Desculpe, mas... de onde me conhece?

- Eu não a conheço, na verdade... mas, como disse, sou programador. Estava examinando o código Assembly de um velho jogo de aventura... mera curiosidade profissional... e descobri um "Easter egg": uma mensagem oculta no software, por assim dizer.

- E o que isso tem a ver comigo? - Indagou Peri, impaciente.

- Esta mensagem fazia uma referência ao seu nome e endereço, e resolvi conferir se não era apenas uma pegadinha, no estilo daqueles bilhetes de biscoitos da sorte chineses...

Uma suspeita começou a formar-se na mente de Peri.

- E o que dizia a mensagem, Douglas?

- Textualmente? "Para Perpugilliam Brown. Quem precisa de Amiga? Apenas um Salto Quântico poderá me trazer de volta. Assinado: O Doutor". Em seguida, o seu endereço completo, e uma série de instruções em Assembler do Motorola 68008.

Os olhos de Peri arregalaram-se.

- O Doutor está em perigo!

- Então você conhece esse Doutor? Não era uma pegadinha?

- Sim, eu o conheço... só não sei o que deduzir dessa charada. Ele fala que não precisa de "Amiga"... isso é espanhol?

- É espanhol. E também o nome do novo computador da Commodore.

- Ufa! Pensei que ele estivesse dizendo que não precisava de mim...

- Mas então... se ele não precisa do Commodore Amiga... - ponderou Douglas, e subitamente deu um soco na mão. - Mas é óbvio!

- O que é óbvio? - Indagou Peri, atarantada.

- O seu amigo Doutor precisa de um Salto Quântico para resolver seja lá qual for o seu problema!

- Salto Quântico... o que é isso, física nuclear?

- Não, trata-se do Sinclair QL, "Salto Quântico", o computador profissional da Sinclair Research!

- E onde encontro um desses? - Inquiriu Peri, desesperada.

- Na empresa onde trabalho! Eu posso levá-la até lá.

- Um momento, que vou pegar meu casaco - respondeu Peri, voltando para dentro de casa.

* * *

Meia hora depois, vemos o Doutor, Peri e Douglas num laboratório da TF Services, ao redor de uma mesa, tomando chá. Ao lado deles, em outra mesa, um Sinclair QL ligado à um monitor de fósforo verde.

- Fiquei preso numa armadilha temporal, cinco anos no passado, - explicou o Doutor, xícara na mão - e a única maneira de lhe mandar uma mensagem, sem despertar suspeitas dos meus captores, foi inserindo um "Easter Egg" num jogo de aventura que estava sendo comercializado na época. Eu sabia que em 1984 seria lançado o Sinclair QL e, com seu poder de processamento, poderia quebrar o laço temporal onde eu estava aprisionado.

- É impressionante o que o Sinclair QL é capaz de fazer - acrescentou Douglas com admiração, voltando-se para o computador na mesa ao lado.

- Quem precisa de Amiga? - Retrucou o Doutor, piscando um olho.

- [01-04-2018]