TODA HISTORIA DA ILHA DA FANTASIA

TODA HISTORIA DA ILHA DA FANTASIA

Fantasy Island (no Brasil e Portugal, A Ilha da Fantasia) é uma famosa série de televisão produzida por Aaron Spelling e Leonard Goldberg de 1978 a 1984. Ganhou em 1998 uma nova versão, que duraria apenas meia temporada.

Trama

A série conta a história de uma ilha paradisíaca onde qualquer desejo pode ser realizado. O anfitrião dessa ilha é o senhor Roarke, juntamente com seu auxiliar, o pequeno Tattoo, um anãozinho muito simpático.

Elenco

• Ricardo Montalbán - Sr. Roarke (1978-1984)

• Hervé Villechaize - Tattoo (1978-1983)

• Kimberly Beck - Cindy (1978-1979)

• Wendy Schaal - Julie (1980-1982)

• Christopher Hewett - Lawrence (1983-1984)

Curiosidade

• Como a série se passava numa ilha paradisíaca onde se passavam temporadas, vários atores fizeram participações especiais nos mais de 100 episódios, entre os quais Dick York e Dick Sargent, os dois intérpretes de James, o marido de Samantha em A Feiticeira. Os dois únicos atores fixos em todos os episódios eram Ricardo Montalban e o anão Hervé Villechaize.

• Hervé Villechaize, quatro anos antes, havia participado do filme 007 contra o Homem da Pistola de Ouro, como Nick Nack, mordomo de Francisco Scaramanga, "o Homem da Pistola de Ouro". Ironicamente, ou não, tanto Scaramanga quanto Roarke costumavam se vestir da mesma forma: Terno branco contrastando com gravata preta.

• O astro da série, Ricardo Montalban, interpretou um dos maiores vilões da saga de Jornada nas Estrelas, Khan, no episódio "Sementes do Espaço" ("Space Seed") da série clássica e no segundo filme para cinema, Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan.

• A série A Ilha da Fantasia teve 157 episódios de 60 minutos de duração.

• Em 1983, a Warner Bros. produziu um filme de animação chamado "Daffy Duck's Movie: Fantastic Island", onde selecionaram Daffy Duck (pensado no Senhor Roarke) e Speedy Gonzales (pensado no pequeno Tattoo) para serem os acolhedores da ilha. A trilha de fundo também tem uma sinfonia bastante parecida com a da série. A paródia também fez sucesso no Brasil e em Portugal, onde foi editado a VHS (mais tarde foi a DVD) nos países. Em Portugal, o VHS/DVD foi o último DVD dos Looney Tunes, da coleção Warner Kids.

No Brasil

Foi apresentada pela Rede Globo na década de 1980, no horário nobre e depois na Sessão Aventura. Em 1987 estreou na TV Manchete, sendo exibido diariamente às 19h30. Entre os anos de 1989 e 1991 foi apresentada nas madrugadas da Manchete até desaparecer da programação da emissora. Em 2004, depois de longa ausência na TV brasileira, a série voltou a ser exibida pela Rede 21 e pelo canal TCM diariamente. Também foi exibida pela Rede Brasil de Televisão e pela Ulbra TV.

Eu estava lendo um livro, quando acidentalmente esbarrei numa pérola: A história da origem da famosa série “A ilha da fantasia”. Acredite se quiser, essa série só existiu porque o produtor ficou puto com os executivos do canal e deu um faniquito em plena reunião com a diretoria de criação da ABC.

Quem conta o caso é ninguém menos que o produtor da série, Aaron Spelling. O programa, que era ambientado numa ilha do pacífico para onde convidados de todo os EUA viajavam afim de realizar suas mais estranhas fantasias em troca do pagamento de 50 mil dolares por cabeça. Spelling lembra:

A ilha da fantasia começou no meio de uma briga. Leonard Goldberg (sócio de Spelling) e eu íamos a ABC apresentar roteiros e projetos de série e filmes de Tv, mas só recebíamos negativas da equipe de desenvolvimento. Os executivos do canal ficavam nos dizendo que não queriam lágrimas nem dramas, apenas “vibração”. Até que explodi, soquei a mesa e gritei com o dedo na cara deles: “Vocês não querem um programa! Vocês não querem personagens, vocês querem é algum tipo de ilha onde possam ir e atuar todas as fantasias estúpidas da cabeça de vocês!

E foi aí que eles começaram a sorrir e dar pulinhos e gritar: – Isso! faça isso! faça isso! Pode não acreditar, mas foi assim que o show nasceu.

O elenco fixo na série era composto por Ricardo Montalban (Sr. Roarke) e Hervé Villachaize (Tattoo) nos papéis centrais.

Hervé sofreu um drama pessoal que o levou a morte nos anos seguintes ao encerramento da série. Além de se envolver com álcool, ele teve problemas com seus orgãos internos que, apesar do corpo pequeno, tinham o tamanho dos orgãos de um ser humano de estatura normal. Com o passar dos anos, os orgãos foram se comprimindo no pequeno espaço toráxico, fato que provocava dores insuportáveis no pequeno Hervé.

Em 04 de setembro de 1993, Hervé escreveu um bilhete e gravou uma fita com uma mensagem de despedida e cometeu suicídio no fundo de sua casa, em Hollywood. Ele tinha 50 anos.

Hervé sempre será lembrado pela sua atuação como o simpático Tattoo.

A série A Ilha da Fantasia teve 157 episódios de 60 minutos de duração e foi gravada entre 1978 e 1984. Ela foi apresentada pela TV Globo, nos anos 80, no Brasil.

Eu via A ilha da Fantasia, embora lembre claramente de achar alguns episódios “chatos” porque eu era um menino mais interessado em filmes como os do Budd Spencer ou do Spectreman com monstros gigantes feitos de poluição. Mas a Iha da fantasia tem uma lacuna que jamais foi devidamente preenchida: A história da origem do Senhor Roarke nunca foi revelada. Nem o público nem os visitantes jamais souberam como o Senhor Roarke chegou à ilha ou qual era o poder que lhe permitia garantir a realização das fantasias. Lembro de na escola teorizar com amigos que Roarke poderia ser Deus ou mesmo o Diabo…

O filme sempre começava com um hidroavião pousando num lago paradisíaco. O lindo cenário na abertura da série se passa em Kauai no Hawaii, um local muito usado em dezenas de filmes desde os Anos 50 até os dias de hoje como Jurassic Park. A série também foi filmada em Burbank – California e em Queen Anne Cottage localizada em Los Angeles no Arboreteum and Botanic Garden in Aracadia. É nesse Jardim Botânico que se encontra a famosa torre com o sino. O hidro avião com os visitantes eram filmados na lagoa que também fica em Queen Anne Cottage.

Seja como for, é curioso pensar que um grande sucesso da Tv surgiu de um simples ataque de raiva. Isso nos diz muito sobre eixos de criação, onde até a raiva pode ser um combustível interessante para a inovação.

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 28/05/2018
Código do texto: T6348866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.