O ENCONTRO DO CORONEL COM MALALAI

Já em cima da serra do Estêvão, no lugar mais alto, estava frio, muito frio, o coronel Ivonete e seu leal batedor, o índio Poty, passavam por entre calhas da floresta atlântica, encravada bem no centro da caatinga, e ficava pensando baixo,- como pode aquela vegetação ali existir, como alvores tão vigorosas foram brotar ali, como tinham chegado até ali? No meio de tudo isso uma névoa rondava a copa das alvores, o coronel contornou uma pedra imensa, uma não, eram quatro, postada ali como se fossem colocadas por homens, ou deuses, continuava ele pensando. De repente Poty aponta para uma copa de um pau brasil imenso, o coronel mexe nos olhos esfregando, como querendo melhorar a visão, notou que era um bicho muito grande, estava acompanhado nos galhos mais abaixos por mais três bichos de menores tamanho, ele arrumou a vista mais uma vez, uma coisa que o coronel tinha bem era a visão, ele costumava ver a distâncias grandes, quando preciso fosse. Por instantes ficou paralisado, não podia ser, não podia ser, era impossível, olhou pro indio com uma cara de espanto, esse por sua fez sorriu como que confirmando a visão.

-- malalaia. ......sussurrou o coronel

-- malalaia. ,......de novo, olhando pro indio

Esse rindo balançou a cabeça, -yo apochi racama ( é ela mesmo, fala o índio no seu idioma Apodi )

O coronel então vai ao encontro dela, por minutos para como temendo ela não o reconhecesse, e passar por perigo, pois já sabia da valentia e da força do seu bando, ele para e olha pro indio, esse faz um cara de riso indicando que estava tudo bem, e ele continua no rumo do pau brasil, quando chegou lá não encontrou mais nenhum bicho na copa da árvore, ficou esperando parado, quando um enorme macaco prego tentou avançar sobre o coronel, que já sacou do colt 45 que carregava sempre municiado no cinto da calça, antes do macaco chegar perto do coronel, ela surgiu do nada, ficando entre ele é o macaco, ela não fez nenhum ruído, somente olhou nos olhos do macaco, esse por sua vez deu meia volta e sumiu na mata, ela veio chegou perto do coronel, que de braços abertos esperava por ela, ela abraçou com força o coronel, foi uma força carinhosa, pensou ele, pois com a força que tinha se o abraço fosse mais forte o coronel se quebrava todo, pensou ele, ela estava mais forte do que nunca, tinha uma força sobrenatural, era um ser lindo, mais uma vez pensou ele, tinha melhorado e muito, estava muito mais interessante e inteligente, por vezes o coronel pensou em levá-la para casa, de volta ao lar, onde cresceu e brincava na foz do rio Jaguaribe, ali eles passaram momentos belíssimos. Ela segurou na mão do coronel e puxou para dentro da mata. De longe o índio só observará os acontecimentos, olhou para um local onde faria sua tenta para passar à noite, quem sabe um dia, uma semana, pois sabia que quando se juntavam, principalmente na mata, aqueles dois se esqueciam do mundo e so interagiam um com o outro.

O ENCONTRO DO CORONEL COM MALALAIA

FRED COELHO 2019

Fred Coelho
Enviado por Fred Coelho em 12/04/2019
Código do texto: T6622017
Classificação de conteúdo: seguro