A Colheita

[Continuação de "O Princípio"]

Seth Milligen e Hephzibah Neiper haviam se conhecido durante a colheita de maçãs, nas terras do pai da jovem. Milligen era de Missouri, e embora não fosse mórmon, havia sido contratado para transportar parte da produção para a cidade. As conversas eram limitadas a encontros fortuitos durante os intervalos do trabalho, mas o rapaz revelara seu desejo de seguir para o oeste, fazer fortuna na Califórnia.

- As pessoas só falam em ouro, mas quem está lá para o garimpo, precisa de comida e mercadorias. Eu pretendo comprar uma fazendinha, e depois um armazém, nalguma cidade próxima à costa...

- Por que próximo à costa? - Indagara Hephzibah, ao lhe servir água no campo.

- Porque quero conhecer o mar! - Replicara o rapaz. - Dizem que é uma imensidão sem fim...

Hephzibah, que só conhecia o Grande Lago Salgado, ficou pensativa após aquela declaração. Como seria enfim, o mar? O pai já viajara até o Golfo do México, e lhe contara algumas histórias, mas faltava a experiência vivida, e essa, somente ela poderia ter.

- Acho que também gostaria de ver o mar - admitiu.

Foi a primeira coisa em comum que havia compartilhado com alguém que não fosse de sua família ou religião. Sentia que havia algo diferente em Seth Milligen, e que ele a apreciava também. Portanto, quando o presidente da congregação, Ephraim Manifold, fora até sua casa pedir-lhe a mão em casamento ao pai - e este concordara - resolveu abrir seu coração e contar ao forasteiro o ocorrido.

- Mas esse seu pastor...

- Presidente - corrigiu Hephzibah.

- Que seja. Esse seu presidente não é um homem casado? - Indagou Milligen indignado.

- Pelos preceitos da minha religião, é permitido um homem ter várias esposas... desde que isso seja da vontade de Deus - explanou a moça.

- E imagino que Deus tenha sugerido àquele bode velho que deveria desposar você? - Retrucou Milligen, cenho franzido.

Hephzibah foi pega de surpresa pelo comentário raivoso, mas a imagem do presidente como um bode velho pareceu-lhe bem adequada.

- Nada posso fazer para mudar isso... meu pai concordou.

- Que absurdo! - Exclamou Milligen. - Foi por essas e outras que o povo do Missouri expulsou os mórmons do estado... desculpe se lhe ofendi.

- Não me ofendeu... é algo que sempre ouvimos dos gentios, como você - ponderou ela resignada. - Mas o fato é, não me sinto com disposição para ser esposa de um homem mais velho do que meu pai... por mais santo que ele possa ser. E, ainda por cima, segunda esposa. Provavelmente vou virar empregada de Candace Manifold!

Tomado de emoção, Seth Milligen tomou as mãos dela e indagou:

- Quer fugir comigo para a Califórnia?

- Nós não somos casados! - Redarguiu ela, corando.

- Sei onde podemos encontrar um bom pastor batista itinerante... em Fillmore. Casamos, e depois pegamos a estrada!

Hephzibah sentiu o mundo girar ao seu redor. Aquilo prometia ser mais aventura do que jamais experimentara em toda a sua curta vida!

- Eu aceito! - Ela replicou, baixando os olhos para disfarçar o embaraço. Seth Milligen soltou as mãos dela, e quando o encarou novamente, ele estava sorrindo.

- Pois então, partimos amanhã, à meia-noite! Trarei um cavalo reserva e nos encontraremos aqui, no pomar...

E antes que ela pudesse esboçar uma reação, ele a enlaçou pela cintura e a beijou.

[Continua]

- [10-06-2019]