O Enterro-parte I

Um enterro é como se fosse para o homem da sociedade hodierna a oportunidade para se ter o encontro direto com a morte. A grande oportunidade para acordar do sonho que "se vive para sempre",e que "tudo vale a pena fazer".Não é do costume se ouvir músicas,comer e beber.Todos no ambiente conservam uma aparência contida:riem pouco,os cumprimentos são estudados,tímidos,contidos.Em algumas regiões,no interior era de costume "beber" o morto-era mais do que uma desculpa esfarrapada para os alcoólatras,de plantão encherem a cara de cana.Quando a pessoa é velha demais e morre,dizem:"chegou a sua hora."Quando se é muito jovem,"Deus sabe o que faz-ele vai estar num bom lugar."

Os familiares choram.Os amigos mais chegados,também.Algumas vezes,até a amante aparece,para se despedir do seu amor secreto,e fica de olho no que o mesmo deixou,pois,com ele teve filhos-e quer os seus direitos.

A dita morte clínica se realiza pela parada absoluta da atividade biológica de todas ramificação celular , oito horas após a PCR irreversível.

A morte se revela pelo cessar definitivo das atividades biológicas que compõem o indivíduo.Daí surge a oportunidade para que aconteça o desmembramento celular,e o corpo entre em decomposição e se extinga.Este processo é realizado por outras formas de vidas( os vermes,e alguns seres vivos microscópicos, que existem no organismo humano,e que tiram proveito da morte dos órgãos para que se multipliquem e o devorem.

A morte no Oriente, pode ser vista de diferentes maneiras, dependendo da religião.

O Espírito, ao encarnar, é extraído do todo universal. Individualiza-se em cada ser durante a vida e volta, com a morte, à massa comum

Doutrina panteísta

O Budismo revela a existência da reencarnação depois da morte. O espírito volta em outra vida,outros corpo, elevando-se, ou descendo na escala dos seres ,seja no de homens ou animais, segundo a sua vivência. O vendaval de mortes e renascimentos acontecem ou cessam quando o espírito liberte-se do carma( as dívidas contraídas em sua existência).

O catolicismo e o protestantismo revelam o céu,ou o inferno para quem os merecem.O espiritismo,a religião decodificada por Alan Kardec fala da reencarnação,a vivencia em muitas vidas-até que o espírito se liberte -dos ditames da vida material,e se encontre pronto para ser um ser celestial e habite numa colônia espiritual e se junte aos obreiros de Jesus e passe trabalhar na sua obra de esclarecer a humanidade apresentando à humanidade a vida além da existência na Terra( que é uma existência de provas e expiações,mais aprendizados)

A casa,outrora e festiva estava muito triste.Era comum o som estar sendo ouvido a uma altura insuportável,e se ter uma sequência de bebedeira.A reunião de amigos,ou de mulheres que dançavam até o chão mostrando a calcinha e simulando movimentos de um coito sexual.

- Não sei o que se passa.É muito comum que eu seja uma pessoa amigável,bem sociável,mas não acham que entrar numa casa de pessoas estranhas,e durante um velório seja algo aceitável.

Nada lhe disseram.Agiam,como se quisessem demonstrar respeito-estavam no clima do ambiente.

-Pelo menos vamos beber o morto?

Alguém lhe ouviu e disse:

-Ele falava, sempre, que tomassem todas que desejassem no seu velório.Temos uma garrafa de vinho.Vou lhe servir.Pelo menos foi o que me disse a sua senhora mãe.

O estranho se comportou,de forma libertina.Não era parente,e se quer parecia ser alguém chegado da família,mas foi até à cozinha,abriu a geladeira e trouxe uma taça cheia de vinho.

-Sou um vizinho pouco chegado da família,mas soube da morte prematura,entrei para dar os meus pêsames,e fiquei para o apoio.

Os demais que o acompanhavam se recusaram a tomar um gole.Eram calados.Ora,ou outra parecia confortarem os parentes do morto.Falavam baixinho e acariciavam-lhes os cabelos.

" O vinho é gostoso,vontade de secar a garrafa."

-Vintage é o estilo desse vinho do Porto.Feitos nas melhores vinícolas, os Vintage são,apenas de 2 a 3% da safra produzida. Envelhecidos por 2 anos em barril e,em seguida, na própria garrafa, onde ficam por uma década,mais,ou menos.

Então, vão envelhecendo e aos e ganham refinamento. Como não são filtrados, então lhe aumenta a potência .Digo que são os mais indicados para decantar.Até num velório cai bem.São os que mais duram, a boa é garantida até 4 meses após de serem abertos!

Sei até falar um pouco do vinho do Porto:

O Vinho do Porto é um vinho , produzido com uvas da Região Demarcada do Douro, no Norte de Portugal a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto.

Tipo de denominação: DOC.Da cidade: S. João da Pesqueira Régua e Pinhão.Região principal: Alto Douro Vinhateiro.País:Portugal.Localização: Norte .Cepa dominante: Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Cão.Isso tudo está no rótulo.E,eu bebo,sempre.Mas,hoje,bebo o defunto.

Disse assim tomando mais um cálice.Alguns que ali estavam notando a sua descompostura o conduziram para um ambiente distante de todos e do caixão.Tomaram-lhe a garrafa e a taça cheia de vinho.

Ouviam-se choros de algumas mulheres.Algumas crianças brincavam,sorriam. Estavam indiferentes ao que ocorria no ambiente.O caixão estava repousado num dos cantos da sala.O forte odor das flores contaminava o local.As mulheres não estavam de preto.Olhavam-se,como se indagassem a respeito de cada uma.Talvez,fosse um irresponsável mulherengo.

Fim da primeira parte( continua)

LG

Leônidas Grego
Enviado por Leônidas Grego em 07/12/2017
Reeditado em 08/12/2017
Código do texto: T6192283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.