Por quê?

— Por que a gente tem que fazer isso?

— Porque senão morremos de fome.

— Tudo bem... mas por que a gente tem que fazer isso para não morrer de fome?

— Porque é o que nos ofereceram para fazer.

— Mas e se a gente fizesse algo diferente? Algo que não seja isso? A gente tem sempre que fazer só o que nos oferecem? Não podemos escolher o que fazer?

— Olha... nós fazemos o que nos oferecem porque eles é que têm o poder de oferecer. Nós só temos o poder de aceitar. É isso que sabemos fazer, é para isso que servimos.

— Para aceitar?

— Sim... para aceitar.

— Mas eu não quero aceitar.

— Eu também não, mas você tem alguma outra ideia?

— Ideia para quê?

— Para não morrermos de fome sem fazer isso aqui.

— Bem... é difícil falar de ideias. Parece que tudo que penso já existe.

— É porque já existe. Se você não conseguisse pensar nem no que já existe... não consigo nem imaginar como isso seria.

— Por que não consegue imaginar?

— Não sei... talvez porque sei como é pensar no que já existe, aí fica difícil saber como seria não saber.

— Hm... faz sentido. Mas e você? Tem alguma ideia para a gente não precisar fazer isso?

— Se tivesse, não estaria aqui, né.

— Verdade. Mas por que estamos aqui mesmo?

— Para não morrermos de fome, lembra?

— Ah é... mas o que exatamente a gente precisa para não morrer de fome?

— Dinheiro, cara... tudo precisa de dinheiro.

— É difícil ganhar dinheiro?

— Quase impossível.

— Mas por que é tão difícil ganhar dinheiro?

— E eu é que vou saber? Eu não tenho nada. Pergunte para quem tem muito.

— Mas quem tem muito vai saber por que é fácil ganhar dinheiro. Eu quero saber por que é difícil.

— Olha... agora você me confundiu.

— Ora... é fácil. Veja só. Se você não tem dinheiro porque acha difícil, então você deve saber por que é difícil.

— Hm... é... até que faz sentido. Mas ainda assim, não sei. Quer parar com essas coisas e concentrar aqui? Precisamos terminar isso logo.

— Tudo bem... tudo bem. Mas só uma última coisa: não tem outras formas de conseguir não morrer de fome?

— Tem... podemos plantar e criar.

— Então por que não fazemos isso?

— Porque não quero o dinheiro só para isso.

— Ah, então isso aqui que a gente está fazendo não é para não morrer de fome.

— Claro que é! Mas é para termos uma vida melhor também.

— Para ter uma vida melhor precisa de dinheiro?

— Precisa.

— Por quê?

— Porque para ter as coisas você tem que dar dinheiro em troca.

— Mas que jeito ruim de ganhar dinheiro para dar em troca das coisas.

— O quê? O que estamos fazendo?

— É... não quero fazer isso que a gente está fazendo.

— Eu também não, mas é o que nos ofereceram.

— Por que não ofereceram outra coisa?

— Porque não somos estudados. Não sabemos fazer outra coisa.

— Por que não aprendemos?

— Porque demora e precisamos comer hoje...

— Polícia! Vocês estão presos!

— Ah que ótimo.... Viu o que fez? Ficou enrolando perguntando o porquê das coisas e agora fomos pegos.

— Olha o lado bom. Agora a gente não vai mais morrer de fome.