Medidas de perfeição

E quando chegou à recepção do hotel para apanhar a chave do quarto, foi informada pela atendente de que chegara uma encomenda em seu nome, marcada como "urgente" e "importante". O pacote fora levado até o quarto por um mensageiro.

- Mais flores? - Indagou, com um sorriso.

- Não, senhorita. É uma caixa bem grande...

A caixa, embrulhada em papel pardo, foi a primeira coisa que viu ao entrar. O remetente lhe era desconhecido, bem como o endereço, em Long Beach. E havia um cartão datilografado preso nela, onde lia-se, em português: "se precisar de ajuda para desembalar a máquina, chame um mensageiro; mas não deixe de usar pelo menos duas vezes por dia até a data da competição, segundo as intruções que estão dentro. O futuro do Brasil depende disso".

Perplexa, rasgou o papel. E, ao ver a embalagem colorida sob a mesma, decidiu que era hora de buscar ajuda. Ligou para a recepção e pediu que enviassem um mensageiro.

- Preferencialmente, alguém que saiba ligar equipamento elétrico - especificou.

* * *

O mensageiro bateu as mãos, limpando uma poeira imaginária, e fez um gesto indicando a máquina:

- Está pronta, Miss Rocha! Para ligar, é só levantar esta chave... e seguir as instruções.

As instruções estavam num folheto que viera dentro da embalagem. Ela deu um dólar de gorjeta ao mensageiro, que partiu feliz da vida.

- "O futuro do Brasil depende disso"? - Perguntou-se, mão no queixo, ao ver-se novamente só.

Decidiu-se tomar um banho antes de começar, e quando voltou, estava usando um dos maiôs Catalina que trouxera do Brasil. Subiu na plataforma da máquina, passou a cinta elástica que pendia dela em torno dos quadris, e levantou a chave. Um zumbido grave encheu o ambiente, enquanto a cinta vibrava poderosamente e lhe causava uma sensação que, no mínimo, podia ser considerada divertida.

"Duas vezes por dia, até a data da competição", repetiu mentalmente.

* * *

- E a vencedora do Miss Universo de 1954 é... Martha Rocha, do Brasil! - Anunciou o apresentador para a plateia reunida no Long Beach Municipal Auditorium. Seguiram-se aplausos estrondosos, já que Martha Rocha era, disparado, a favorita para vencer o certame. Após ser coroada Miss Universo pela vencedora do ano anterior, a francesa Christiane Martel, a baiana,emocionada, deu a seguinte declaração:

- O meu país, o Brasil, não tem tido sorte no futebol... foi eliminado pelo Uruguai em casa, em 1950, na final da Copa do Mundo, e, há poucos dias, foi eliminado pela Hungria, nas quartas de final do recente campeonato mundial. Pois hoje, uma brasileira, uma baiana, uma soteropolitana... provou que nós podemos sim, não só almejar, mas conseguir, sermos os melhores do mundo... e também do universo!

A declaração foi entusiasticamente aplaudida pelos presentes e repercutiu positivamente no Brasil, onde o presidente Getúlio Vargas a utilizou para fustigar seus adversários políticos, os quais denominou "vira-latas".

A cinta vibratória, usada por Martha Rocha para perder 5 cm de quadril, desapareceu do quarto do hotel na noite da final do concurso de beleza. Ela jamais tocou no assunto, embora alguns biógrafos tenham comentado sobre a miraculosa redução nas medidas, que ocorreu entre a eleição de Miss Brasil e sua coroação como Miss Universo.

Martha Rocha apenas admitiu, que sempre fora adepta da boa forma física.

- [10-05-2018]