A Resposta

E do outro lado da mesa do salão de chá, Stephen Fry disparou a pergunta à queima-roupa:

- Mas afinal... por que 42?

Douglas Adams encarou o amigo com os sobrolhos erguidos.

- Puxa, Stephen... mas até você?

O comediante abriu os braços num gesto de desculpas.

- Eu também quero saber, da mesma forma que todo mundo. Por que escolheu justo esse número, 42, para "o Sentido da Vida, o Universo e Tudo o Mais"?

- Estou cansado de dizer que nao há nenhum sentido oculto no 42... - redarguiu Adams, num tom exasperado. - Eu o escolhi justamente por ser um número absolutamente inexpressivo. Agora, se as pessoas gostam de teorias da conspiração, o que posso fazer? Já ouvi todo tipo de história maluca, relacionando o 42 com "O Iluminado", do Kubrick, com a quantidade de ilustrações de "Alice no País das Maravilhas" e até com a página 42 do "Frankenstein", onde o médico anuncia que pode criar vida!

Stephen Fry continuou apoiado na mesa, braços cruzados, corpo inclinado para a frente, expressão atenta. Adams suspirou.

- OK - disse finalmente. - Eu vou contar qual é o lance do 42... mas você vai ter que prometer que irá levar o segredo para o túmulo.

Fry balançou efusivamente a cabeça.

- Eu juro!

- Então, lá vai... - anunciou Adams, impassível - "42" é o número sequencial, por ordem de exibição, do episódio "Obsession", de "Star Trek".

Fry lançou-lhe um olhar desconcertado.

- "Obsession"... é algum episódio famoso? Não me recordo desse. E o que tem ele de mais?

Adams deu de ombros.

- Não tem nada de mais, além do título. É uma brincadeira, antecipando que todos ficariam obcecados por saber o que significa o "42".

Fry tornou a balançar a cabeça, desta vez decepcionado.

- Ah... entendi. É tipo uma piada interna.

- Isso - acedeu Adams. - Agora virou uma piada interna nossa.

Fry ergueu os cotovelos da mesa, descruzou os braços, aprumou o corpo e indagou, desconfiado:

- Você não está tirando com a minha cara, pois não?

- Considerando-se que você jamais poderá revelar o que eu acabei de lhe dizer, isso também virou uma piada interna nossa - replicou Adams, com um sorriso a lhe brotar dos lábios.

Fry recostou-se na cadeira.

- Parece justo - declarou.

- [04-03-2019]