O magnetizador

- Certamente, você ouviu falar do experimento realizado pelo professor von Baumgarten, da Universidade de Keinplatz? - Mais afirmou do que indagou o doutor Ethan Doyle, quando me recebeu em sua biblioteca para um cálice de xerez e dois dedos de prosa.

- Decerto, embora tenha sido reputado como um grande fracasso na tentativa de provar que o mesmerismo é capaz de separar mente e matéria - respondi, cautelosamente. As palavras que Doyle estava esperando de mim, provavelmente seriam "corpo e alma", mas eu não iria tão longe assim.

- Von Baumgarten foi tido como louco, é verdade, mas a sua experiência, de fato, obteve êxito num aspecto que ele não havia previsto: o da transmigração das almas.

- Se está se referindo ao suposto fato de que a alma do professor teria trocado de corpo com o do seu jovem assistente, Fritz, durante a experiência, foi o que quase rendeu ao professor uma internação compulsória num hospício. Praticamente ninguém na comunidade científica acreditou no seu relato.

Pela expressão séria do doutor Doyle, sentado numa poltrona à minha frente, cálice de xerez na mão, ele era justamente uma dessas pessoas.

- Posso lhe assegurar que von Baumgarten atirou no que viu e acertou no que não viu - prosseguiu Doyle.

- Que uso prático alguém poderia fazer desta descoberta… supondo que seja real? - Questionei.

- Use sua imaginação - retrucou com sorriso sardônico. - Se duas pessoas em transe podem trocar suas almas, significa que eu posso assumir uma outra identidade. A partir daí, o céu é o limite.

Ponderei que também seria uma maneira fácil de obter a imortalidade: bastaria incorporar num corpo mais jovem, e eliminar o velho. O mundo passaria a ser controlado por uma casta de magnetizadores, capazes de trocar de corpo como nós trocamos de roupa.

- Sob este aspecto, as antigas lendas que falam em bruxas e feiticeiros capazes de assumir a forma de outrem, parecem assumir uma nova feição à luz da ciência - assenti.

Doyle me lançou um olhar condescendente.

- Vejo que começa a raciocinar sem as amarras da ortodoxia, meu caro Byrne; é precisamente isto. O experimento de von Baumgarten nos permite resgatar os fatos dentro das lendas. Não somente de personificadores e impostores, mas também de pessoas capazes de assumir formas de animais. Lobos em corpos de homens, por exemplo.

Pousei meu cálice vazio na mesa redonda entre nós.

- Isto, se fosse possível mesmerizar animais - redargui.

- É algo perfeitamente possível; na França, o doutor Edouard Betholet curou vários cães e gatos utilizando este método - afirmou, confiantemente. - Na verdade, pretendo reproduzir o experimento de von Baumgarten, de modo a esclarecer este ponto de uma vez por todas: a transmigração das almas!

- No caso de von Baumgarten, a troca de corpos deu margem apenas à confusões cômicas, mas pense no que um animal irracional poderia fazer, estando no controle do seu corpo - alertei.

- Naturalmente, me cercarei de todos os cuidados - assegurou Doyle.

E assim, a conversa foi encerrada.

[Continua]

- [19-12-2019]