Maria Helena e o gato preto – Wanda Cristina


Maria Helena estava sentada no terceiro degrau da escada, toda de branco, olhar distante, rosto pálido. Era assim que ela suscitava lembranças. Foi assim que todos a viram antes de partir. Ela colocou a mão sobre o corrimão. Levantou-se vagarosamente como se estivesse sem força. Deu as costas e subiu até chegar ao Mirante do sobradão. Desapareceu no vão superior da escada.

Resolvi segui-la. Mas sabia que era minha vontade de vê-la que a trazia de volta para a minha presença. Subi apressadamente e cheguei ao andar de cima, onde tantas vezes cruzamos nossas histórias. O perfume dela estava ali, misturado com o de rosas do campo. O assoalho rangeu. O corredor estava taciturno, sombrio, vazio e triste. A porta do seu quarto estava entreaberta...

Todas as luzes se apagaram repentina e simultaneamente. O relógio bateu meia-noite. Não havia um pingo de luz. Mas percebi que a porta permanecia entreaberta quando me aproximei, porque de dentro, vinha o som do porta-joia, que tocava a canção de que ela tanto gostava. Imaginei que a bailarina devia estar sobre ele dançando maquinalmente. Alguém deu corda para aquele espetáculo. Só Maria Helena dava corda para ouvir a mesma música de Beethoven que vinha do objeto.

De repente, um barulho estridente. Crash!... O abajur espatifou-se no chão. As luzes voltaram. O cheiro de rosas do campo que exalava no quarto de Maria Helena deu lugar a um fedor horrível de enxofre. Um gato preto saiu debaixo do travesseiro. Jogou-se em meus braços. Fui tomada de surpresa. Caí no chão. Foram minutos de luta corporal. O gato parou. Olhou-me com o seu olhar insano. Abriu a boca em direção à minha boca. Abocanhou-me...

Já era dia quando voltei a mim. Deitada sobre a cama de Maria Helena, eu estava totalmente despida sob o lençol, sem saber o que acontecera depois do susto do gato preto. Alguém bateu à porta. Era um caboclo alto, dentes brancos, olhos retintos. Com uma bandeja de café da manhã, sentou-se ao meu lado na beira da cama. Abraçou-me. Beijou-me. Colocou a bandeja sobre o criado-mudo. E tudo aconteceu como num sonho nunca sonhado. O desconhecido entrou no lençol. Entrou em mim.... Apaguei mais uma vez...

Novamente acordei. Maria Helena penteava os cabelos em frente da penteadeira, de costas pra mim. Mas eu vi seu rosto pálido refletido no espelho. Os cabelos negros caídos sobre os ombros denunciavam os cachos que sua mãe fazia quando éramos crianças. Virou-se pra mim com um semblante sério e cheio de mistério:
- Ele é um gato!
O mesmo caboclo de olhos retintos e dentes brancos surgiu do espelho da penteadeira. Maria Helena de costas não pode perceber que ele iria abocanhar o seu pescoço.

- Cuidado! – gritei apavorada.

Maria Helena não se mexeu. Não disse nada. Apenas sumiu. Eu tinha esquecido que ela havia se suicidado na semana passada, depois de estrangular o seu gatinho de estimação. O negro de olhos retintos, então, não perdeu o foco, caminhou na minha direção. Minha pele, então, ferveu... Novamente deitou-se sobre a cama. Desta vez, virou o gato... o gato preto, cheio de toxoplasma gondii... O gato de estimação. Ao final, sussurrou em meu ouvido:

- Acabou!... Vamos embora, Maria Helena!...
Wanda Cunha
Enviado por Wanda Cunha em 15/06/2020
Código do texto: T6978109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.